A teoria que defende ser o Sol o centro do universo é chamada …

Pergunta originalmente feita em: http://br.answers.yahoo.com/question/

A concepção de que o Sol é o centro de tudo (não apenas do sistema solar) foi defendida por Aristarco de Samos no século IV antes de Cristo. Esta concepção foi revivida por Nicolau Copérnico no século XVI. O HELIOCENTRISMO de Copérnico propugnava que o Sol estava não apenas no centro do sistema solar mas no centro do universo. A inspiração para tal concepção é uma “tremenda” premissa metafísica: o Sol deve estar no centro de tudo pois ele é o astro mais importante. A citação abaixo é do próprio Copérnico:

“No meio de todos os assentos, o Sol está no trono. Neste belíssimo templo poderíamos nós colocar esta luminária noutra posição melhor de onde ela iluminasse tudo ao mesmo tempo? Chamaram-lhe corretamente a Lâmpada, o Mente, o Governador do Universo; Hermes Trimegisto chama-lhe o Deus Visível, a Electra de Sófocles chama-lhe O que vê tudo. Assim, o Sol senta-se como num trono real governando os seus filhos, os planetas que giram à volta dele.” (A premissa metafísica da revolução copernicana)

Vide também:

Heliocentrismo versus Terra Plana

É possível sustentar a centralidade da Terra no universo?

Qual a diferença essencial e básica nas descrições dos movimentos dos corpos celestes dos modelos geocêntrico e heliocêntrico?

Duração do ano no sistema geocêntrico

O planeta Terra é o centro do universo?

Copérnico NÃO aboliu e usou epiciclos!!!

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 13244.