X

Força de dilatação térmica

Professor, estou com uma dúvida, caso o senhor possa me ajudar vou ficar muito grato, a dúvida pode parecer meio boba! Tenho um sólido com um volume, esse solido vai ser alocado em um espaço, vou aplicar calor nesse solido, ele vai dilatar pois é um aço, até ai ok, mas agora vem a dúvida como eu demonstro a força que as paredes desse solido vai fazer no local que ele for alocado, uma ideia simples para exemplificar seria um rolamento em uma caixa onde ele se encaixe, agora aplicamos calor e ele se dilata qual força ele esta fazendo na caixa que foi alocado/colocado. Bom dia

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A dúvida não é boba. A PRESSÃO (força por unidade de área) que a peça fará sobre o seu entorno depende de quanto o entorno se deforma.

Conhecidos o módulo de elasticidade volumétrica, o coeficiente de dilatação volumétrica da peça e a variação da temperatura que ela sofre é possível se estimar a pressão máxima que a peça pode exercer. A pressão máxima ocorre na situação em que o entorno resiste, impedindo a peça de se dilatar. Vide também O que acontece se não deixarmos um objeto dilatar?

Outra postagem relacionada com esta: Trilhos sem juntas de dilatação?

“Docendo discimus” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 631.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *