X

Suponhamos que eu tenha conseguido criar um motor que criasse energia por conta própria?

Suponhamos que eu tenha conseguido criar um motor que criasse energia por conta própria, porém após algum tempo de rotação ele consecutivamente para devido a resistência do ar, força de atrito e a força da gravidade, então se eu fizesse esse motor em uma câmara de vácuo e o deixasse flutuando através do eletromagnetismo, seria possível criar o movimento perpétuo?

Pergunta originalmente feita em:
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AgBoVrvgAQhHg_TOJYXLs_DJ6gt.;_ylv=3?qid=20120115175349AAJOATK

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Um sistema que se mova com velocidade constante, é em princípio possível e não viola o Princípio da Conservação da Energia. Tal movimento já existe. Vide:

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Aiq5crPzBwrIygHlHQ2axtjJ6gt.;_ylv=3?qid=20100208084620AA6aFQB

Cabe definir o que seja de fato um MOTO PERPÉTUO: sistema , máquina que DISSIPA energia mecânica e não recebe qualquer outra forma de energia para suprir essa perda, permanecendo para sempre em movimento, produzindo energia do nada. Nota que os satélites artificiais, por exemplo, os satélites usados em telecomunicações estão em “eterno” movimento em torno da Terra, assim como a Lua. De maneira alguma tais sistemas violam o enunciado que diz “É IMPOSSÍVEL A EXISTÊNCIA DE UM SISTEMA QUE PERMANECE ETERNAMENTE EM MOVIMENTO DISSIPANDO ALGUMA FORMA DE ENERGIA E QUE NÃO TENHA ESSA ENERGIA SUPRIDA POR ALGUMA FONTE”.

Portanto, em princípio o teu “motor” (coloco entre aspas a palavra motor pois conforme imaginas seria apenas um rotor que gira com velocidade constante, não estando acelerado, e apenas conservando a sua energia cinética) é possível. CRIAR ENERGIA DO NADA É QUE É IMPOSSÍVEL.

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1323.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *