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Prevenindo perda de carga em baterias colocando o suporte da motocicleta sobre um isolante?

Prezados ,

Uma grande polêmica entre motociclistas é se o fato de colocar uma borracha ou madeira sob o descanso metálico da moto irá evitar a perda de carga na bateria durante um periodo mais longo com a moto parada.Para mim isso não faz sentido , pois como é apenas o polo negativo da moto que está ligado ao chassis metálico como aterramento , quando  o descanso estiver ligando esse chassis ao solo ,  não vejo como ele possa conduzir uma corrente entre o chassis e o solo e consequentemente possa haver consumo na carga da bateria.Estou enganado ?Isolar o descanso no caso de uma moto parada pouparia a bateria ?

Muito obrigado pela atencão .

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Tens toda a razão!

O polo negativo da bateria está ligado ao chassis metálico da motocicleta e se o chassis estiver ou não aterrado, tal é irrelevante para o descarregamento da bateria como adiante se argumenta. Entretanto  encontrei em diversos locais da internet a recomendação inócua de apoiar os pés da motocicleta sobre madeira ou borracha para evitar o descarregamento da bateria. Em um vídeo o sujeito “prova” que a estratégia funciona mostrando que depois de 21 dias em que a motocicleta ficou parada, suportada sobre duas sandálias havaianas (Figura1), o motor de arranque deu a partida.

Se este procedimento tivesse o efeito de impedir o descarregamento da bateria, por que razão não haveria uma recomendação sobre isso no manual da motocicleta ou por que o suporte não incorporaria já na construção o isolamento? Seria por que os engenheiros sabem menos sobre o tema que um usuário da motocicleta? 😉 Ou seria uma conspiração para que as baterias se descarreguem? 🙂

O descarregamento da bateria pode ter como causa a demanda de corrente devida a uma conexão entre os seus dois polos  (além do descarregamento com origem interna à própria bateria) por um caminho condutor conforme discutido em Pilha elétrica ou bateria com um dos polos aterrado. Em outras palavras, há necessidade de um percurso condutor, não interrompido, ligando os dois polos da bateria para se estabelecer a corrente de descarga. A Figura 2 apresenta de maneira esquemática os equipamentos ligados a uma bateria que utiliza o chassis da motocicleta para propiciar caminhos condutores entre seus dois polos. O chassis da motocicleta está aterrado pelo suporte de apoio.

Como dois dispositivos embarcados na moto estão desligados (vide as duas chaves abertas), só existe um único caminho condutor sem interrupção conectando os dois polos da bateria por fora dela. A este caminho, indicado em verde na Figura 3, está associada uma corrente elétrica capaz de produzir o descarregamento da bateria.

É importante notar que inexiste um caminho condutor que, passando pelo suporte aterrado da motocicleta, conecta os dois polos da bateria. Portanto, não há corrente elétrica associada com o fato de que o suporte tenha contato com a terra e ele não afeta a corrente demandada da bateria estando ou não o suporte aterrado.

É possível fazer a verificação empírica da inexistência da corrente de descarga da bateria associada ao suporte. Esta verificação é viável para quem dispuser de um multímetro, usando-o como amperímetro na escala de miliampere ou microampere, da forma indicada na Figura 4. Ou seja, recolhe-se o apoio da motocicleta, mantendo-a em pé com auxílio de uma pessoa que a segura pelas manetes isolantes do guidão. O miliamperímetro é então usado para aterrar a motocicleta e ele não acusará qualquer corrente. Eu fiz isso contando com o auxílio de uma motocicleta de tele-entrega em um restaurante próximo ao meu endereço, com a colaboração do seu proprietário.

Finalmente, a renomada indústria de baterias de motocicleta Mottobat produziu uma matéria com dicas sobre o tema do descarregamento (vide abaixo).  A matéria é muito informativa mas não há nenhuma referência à “solução” pelo isolamento do apoio da moto.

Dicas para não descarregar a bateria em tempos de isolamento

“Docendo discimus.” (Sêneca)


3 comentários em “Prevenindo perda de carga em baterias colocando o suporte da motocicleta sobre um isolante?

  1. MARCOS CARNEIRO ESMANHOTO disse:

    Excelente e esclarecedor artigo .
    Ótimo para desmistificar várias lendas que se vê e lê por aí .
    Há tempos que eu já dizia que esse procedimento só serve para evitar que o descanso da moto risque o piso da garagem .

  2. Orlando Lopes disse:

    Ainda digo mais, mesmo se colocarmos os dois polos de uma bateria sobre um piso de garagem “seco” a uma distância de uns 30 cm um do outro, não haverá fluxo de corrente!!!! Pois a resistência Ôhmica do Material do piso é enorme e iria bloquear por completo qualquer fluxo de corrente de descarga da bateria.

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