X

Velocidade das ondas eletromagnéticas no vácuo

Gostaria de saber qual experimento comprova que as diversas ondas eletromagnéticas tem a mesma velocidade no vácuo. Favor citar fonte.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A Teoria Eletromagnética de Maxwell PREDIZ que todas as ondas eletromagnéticas no vácuo viajam com a mesma velocidade e que em meios materiais, dependendo das características eletromagnéticas do meio, possam viajar com velocidades diversas. A predição de igual rapidez no vácuo é bem corroborada em muitos casos observados sobre o comportamento de alguns tipos de ondas eletromagnéticas.

Alguns casos recentes ajudam a entender o apoio observacional/experimental que há para a afirmação de que a rapidez da propagação das diferentes ondas eletromagnéticas no vácuo é a mesma.

O tempo de viagem de ida e volta até a Lua de um feixe de laser, graças à reflexão em espelhos lá deixados em 1969 e em missões espaciais norte-americanas e soviéticas posteriores, é consistente com a suposição.

Toda a tecnologia de GPS depende desta suposição e como bem sabemos, os GPS estão aí funcionando muito bem.

As comunicações entre a Terra e as sondas espaciais por ondas eletromagnéticas funcionam com sucesso e dependem desta suposição.

Toda a tecnologia que envolve ondas eletromagnéticas presente no nosso cotidiano, corrobora a Teoria Eletromagnética de um modo geral e em particular a asserção de que as ondas eletromagnéticas no vácuo viajam todas com a mesma rapidez.

Vide outras questões relacionadas ao tema:

Comentário do Professor Horacio Dottori (IF-UFRGS)

Oi Fernando,
A observação da explosão de raios gammas GRB090510 (DE 10 DE MAIO DE 2009), publicado numa letter da Nature de setembro de 2009 doi:10.1038/Nature08574 onde se detctaram fótons de até 30 Gev , demonstrou que a invariância de Lorentz vale até a escala de Planck. Isto corrobora a tua explicação e a estende a qualquer observador.
Tema apaixonante desde que Einstein postulou que a velocidade da luz é a mesma para qualquer observador.
Abs,

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1171.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *