X

Questão 5 da prova do MNEF – SBF – Não converge para o foco?

Boa tarde professor! Na questão 5 eu não entendo a razão não haver convergência da radiação para o foco da antena já que o satélite está muito longe. A resposta correta deve então ser a alternativa B e não a alternativa C.

O senhor não concorda comigo?

Abraços

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

quest12

 

Raios “luminosos” (neste caso raio de radiação de 10 GHz), paralelos entre si, que incidem sobre um espelho côncavo, ao serem refletidos pelo espelho convergem para o foco SE A INCIDÊNCIA NO ESPELHO É PARALELA EIXO PRINCIPAL DO ESPELHO. Se a direção de incidência não for paralela ao eixo principal, como é o caso proposto na questão, a convergência se dará para um ponto sobre a região focal do espelho. Graficamente podemos encontrar o ponto de convergência pela construção geométrica que fiz na figura abaixo.

quest2.1

Tomei o raio azul que incide passando pelo foco e é refletido paralelo ao eixo principal. O raio vermelho incice sobre o vértice do espelho, sendo refletido segundo um ângulo igual com o eixo principal ao ângulo de incidência. Com apenas estes dois raios já é possível notar que a convergência NÃO se dá no foco mas no ponto P2, abaixo do eixo principal. O ponto P2 pode ser denominado de foco secundário do espelho e existem virtualmente infinitos focos secundários se consideramos que a radiação incida sob outros ângulos.

Há uma questão no CREF relacionada com esta: Antenas parabólicas apontando para o chão em Ushuaia!?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

 Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1563.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *