X

Cor do céu: por que não aparece o verde?

Prof.

Certo de que a cor azul do céu é dada pelo espalhamento molecular de Rayleigh,e que ao entardecer percebemos na atmosfera tons amarelos e vermelhos devido ao maior percurso na atmosfera aumentando ainda mais o espalhamento e consequentemente removendo do espectro os menores comprimentos de onda, pergunto porque não vemos uma transição na qual enxergamos tons de verde no céu?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Para que aparecesse verde no céu deveria ser suprimida da luz solar branca não apenas as radiações com frequências mais altas. Deveria haver um mecanismo que tirasse da luz branca tanto as luzes violetas, azuis, quanto as luzes vermelhas, laranjas, amarelas.

O espalhamento de Rayleigh é preferencial para as frequências mais altas, diminuindo a quantidade de luz azulada e depois esverdeada, … No final restam as cores que estão associadas as frequências mais baixas do espectro visível. Desta forma o espalhamento de Rayleigh NÃO faz seleção simultânea em ambas as pontas do especto visível, condição esta necessária para que restasse verde. O espalhamento de Rayleigh torna a luz branca do Sol em branco amarelado quando a luz atravessa cerca de 100 km de atmosfera. Com o Sol mais baixo no céu há maior supressão de luz azul e violeta, levando do branco amarelado para mais amarelo, e depois tornando a luz laranja ou até vermelha com o Sol rasante. Nota que amarelo é vermelho mais verde. E branco é vermelho mais verde e mais azul.

Em algumas situações excepcionais PODE acontecer verde no céu. Nuvens de tempestade por exemplo podem se apresentar com tons esverdeados.

O entendimento da nossa percepção de cores está tratado em diversas questões do CREF:

Como que a luz amarela é formada na tela da TV?

O amarelo da luz solar é diferente do amarelo na tela da televisão?

Diz-se que a luz do Sol é branca, mas ele sempre nos parece amarelado e até avermelhado. Por quê?

Se as cores básicas são azul, amarelo e vermelho, por que as TVs utilizam o verde?

Nem toda a cor está no espectro vísivel! Como pode ser isso?

Se eu hipoteticamente tirar a atmosfera…Como seria o céu de dia?

Se as cores primárias são três, não entendo os sete setores do disco de Newton

Cores estranhas no céu em Cambridge

As sombras coloridas com cores secundárias

As cores da super Lua

Como fazer as sombras coloridas?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

____________________________________

Comentário do Prof. Jorge Quillfeldt (Depto. Biofísica – UFRGS)

Muito brevemente é possível ver o verde no fenômeno do “Raio verde” ou “Relâmpago verde” * – o tal do “green flash” – em certos pôres-do-sol particularmente límpidos. Eu já assisti uns 3, um deles quase fotografei, mas para isso é preciso uma configuração especial do equipamento, pois não dá tempo de clicar no reflexo, é muito breve.

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 3070.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *