X

Umidade relativa maior do que 100%

Fernando,

Esse assunto da evaporação – http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=585 – me fez lembrar de uma questão bem antiga (daquele tempo que corríamos na Praça discutindo ciência e epistemologia): pode ocorrer umidade relativa do ar superior a 100%? Corrige-me se estiver errado, a resposta é sim. E a explicação está na definição que colocaste: “A umidade relativa pode ser entendida como a razão entre a quantidade de vapor de água presente no ar e a quantidade de vapor de água necessária para que o ar esteja saturado de vapor de água, ou seja, para que ele não admita mais vapor de água sem que nenhuma parcela desse vapor condense.” Talvez tenhas um pouco mais a dizer.

Abraços,

Carlos

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Carlos

De fato não foi eu quem respondeu a pergunta referida por ti mas concordo com a resposta do Leonardo Heidemann.

A resposta ao teu questionamento é positiva de duas formas diferentes:

– Pode acontecer fora do equilíbrio e, portanto transitoriamente, durante algum tempo enquanto o vapor se condensa. Junto de “paredes frias” em ambiente com alta umidade relativa acontece de ela ser maior do que 100% e aí vemos a “parede fria” se recobrir com água líquida. Costumamos observar tal fenômeno em vidraças no inverno, em espelhos no banheiro, …

– Pode existir em equilíbrio, como estado metaestável.  Denomina-se este estado de supersaturado. E isto pode acontecer quando não existem núcleos de condensação e  não apenas com água mas com outras substâncias em estado de vapor.

Em detectores de radiação do tipo “câmara de Wilson” se utiliza uma atmosfera supersaturada de algum vapor, por exemplo, álcool. Uma radiação ionizante ao passar pela atmosfera supersaturada, deixa um rastro de íons que deflagra a condensação bem localizada do vapor,  permitindo que seja observável o trajeto da radiação. No MCT da PUCRS havia uma dessas câmaras. Era impressionante pois daí nos conscientizamos que estamos banhados em radiação de outra forma indetectável.

Abraços

Outras postagens do CREF tratando de umidade relativa:

Umidade do ar e a densidade do ar

Por que vapor é classificado como estado gasoso?

Ventilador borrifador de água baixa a temperatura ambiente?

Nuvens não são massas de vapor?

Evaporação de água no solo??

Pressão de evaporação da água?

Confusão recorrente sobre vaporização da água

Desembaçando o vidro com ar frio

É possível armazenar vapor de água em um cilindro?

Sensação térmica x temperatura ambiente

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 4523.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *