X

Questão 77 do ENEM 2012 – Uma “pérola”!

A QUESTÃO 77 se encontra em http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2012/caderno_enem2012_sab_azul.pdf

Um consumidor desconfia que a balança do supermercado não está aferindo corretamente a massa dos produtos. Ao chegar a casa resolve conferir se a balança estava descalibrada. Para isso, utiliza um recipiente provido de escala volumétrica, contendo 1,0 litro d’água. Ele coloca uma porção dos legumes que comprou dentro do recipiente e observa que a água atinge a marca de 1,5 litro e também que a porção não ficara totalmente submersa, com 1/3 de seu volume fora d’água. Para concluir o teste, o consumidor, com ajuda da internet, verifica que a densidade dos legumes, em questão, é a metade da densidade da água, onde, ρágua = 1 g/cm3. No supermercado a balança registrou a massa da porção de legumes igual a 0,500 kg (meio quilograma).

Considerando que o método adotado tenha boa precisão, o consumidor concluiu que a balança estava descalibrada e deveria ter registrado a massa da porção de legumes igual a

A) 0,073 kg.
B) 0,167 kg.
C) 0,250 kg.
D) 0,375 kg.
E) 0,750 kg.

 

 

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A questão 77 trata da Estática de Fluidos.

Esta questão é uma verdadeira “pérola”, explicitando de maneira magistral a ideologia que permeia TODAS as questões do ENEM, qual seja a da “contextualização a qualquer custo”.

Como o ENEM radicaliza a necessidade de contextualização, há que se encontrar uma maneira de “contextualizar de qualquer forma” para passar pelo crivo dos ideólogos.

Um colega, defensor do ENEM, assim comentou sobre o fato de eu ter colocado entre aspas a palavra contextualização:

“Por que usas sempre a palavra contextualização entre aspas? Entendo que colocar entre aspas significa uma critica, ou ironia, ou alguma coisa que não capto. Contextualização no ensino é trazer para a sala de aula o contexto do momento em que vivemos. Nós, professores, estamos sempre contextualizando. Quando tu falas nas fases da Lua e nascimento de bebes, estás contextualizando o conhecimento cotidiano com o científico. Contextualização não me parece uma impropriedade, uma invencionice, um disparate.”

A minha resposta é a seguinte:

“De fato ÀS VEZES conseguimos contextualizar mas isto é mais a exceção do que a regra.

Fazer ciência é, antes de tudo, se afastar da realidade, tratar de um modelo extremamente idealizado para bem de tornar a situação abordável, tratável. A exigência de SEMPRE contextualizar é absurda e perniciosa.

Tu tocas em um aspecto crucial para os pedagogos do MEC e do ENEM e no qual eles estão equivocados quando radicalizam o ideal da contextualização, exigindo SEMPRE questões contextualizadas.

Eu talvez consiga contextualizar mas tenho a consciência de que isso é dificílimo e muitos outros professores não conseguem. NÃO se pode exigir isso deles pois NÃO é assim que faz e se ensina ciência de fato.

Colocar a contextualização como ideal a ser perseguido, eu concordo. Tentar fazer  SEMPRE é impossível, indesejável e pernicioso.”

A QUESTÃO 67 “contextualiza” descontextualizando absurdamente pois ninguém de sã consciência utilizaria o procedimento sugerido no enunciado para verificar se uma balança está calibrada. Darei algumas razões singelas para tal:

1 – Como se mede a porção do volume de legumes que não ficou submersa? Ou, como se mede o volume total dos legumes?

2 – Quem de sã consciência acredita que uma especial classe de legumes possua densidade universalmente válida para todos os elementos dessa classe? A densidade de qualquer legume é afetada, por exemplo, pelo seu grau de hidratação.

Deixando de lado a ridícula “contextualização a qualquer custo”, destaco agora que esta questão tem enunciado contraditório. Se sabemos que o legume flutuante em água apresenta “1/3 de seu volume fora d’água” então “a densidade dos legumes, em questão, NÃO é a metade da densidade da água” mas é 2/3 da densidade da água.

Se acreditarmos na correção parcial do comando da questão, isto é, “Para isso, utiliza um recipiente provido de escala volumétrica, contendo 1,0 litro d’água. Ele coloca uma porção dos legumes que comprou dentro do recipiente e observa que a água atinge a marca de 1,5 litro.”, então a balança do supermercado está correta pois tal informação é suficiente para afirmar que a massa dos legumes é aproximadamente 0,5 kg.

 Portanto a QUESTÃO 77 deveria ter sido anulada!

O endereço abaixo acessa a íntegra do estudo realizado sobre as 6 questões de Física na Prova de Ciências da Natureza (2012) com sérios problemas de formulação: 

http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/Quest_Fisica.pdf

O endereço abaixo acessa um estudo comparativo entre o Concurso Vestibular da UFRGS e o ENEM entre 2010 e 2013 demonstrando a precariedade, a fraqueza e a inconsistência da prova de Redação no ENEM:

http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/RESULTADOS_UFRGS_ENEM.pdf

Outras postagens sobre o ENEM: ENEM

 

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 9480.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *