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Questão 60 do ENEM 2012

Prof. Lang

Vi seu comentário sobre duas questões do ENEM. O senhor olhou a questão 60?http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2012/caderno_enem2012_sab_azul.pdf

Eu acho que ela não tem resposta certa. Quando puder dê uma olhada.

Atenciosamente

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A QUESTÃO 60 é uma questão de Cinemática e notoriamente, como é o usual em todas as questões do ENEM, está  “contextualizada”. Em itálico apresento o enunciado da questão

 Para melhorar a mobilidade urbana na rede metroviária é necessário minimizar o tempo entre estações. Para isso a administração do metrô de uma grande cidade adotou o seguinte procedimento entre duas estações: a locomotiva parte do repouso com aceleração constante por um terço do tempo de percurso, mantém a velocidade constante por outro terço e reduz sua velocidade com desaceleração constante no trecho final, até parar.

 Qual é o gráfico de posição (eixo vertical) em função do tempo (eixo horizontal) que representa o movimento desse trem?

A resposta dada como correta no gabarito oficial é a resposta C (a última da coluna da esquerda acima). Entretanto o gráfico da posição em função do tempo está notoriamente INCONSISTENTE com o enunciado.

A locomotiva parte do repouso, atingindo uma certa velocidade e depois, partindo desta velocidade, retorna ao repouso. Então no primeiro e  no terceiro e último intervalo de tempo, dado que a aceleração é constante, ela deve ser idêntica em módulo em ambos os intervalos pois a variação da velocidade da velocidade da locomotiva é a mesma em módulo e os intervalos de tempo são iguais. 

Portanto, como é fácil de demonstrar,  a variação da posição no primeiro e no terceiro intervalo de tempo deve ser A MESMA.

Entretanto o gráfico indica no terceiro intervalo de tempo uma variação de posição muito menor do que no primeiro intervalo de tempo. Adicionalmente o gráfico mostra que a posição é constante, e portanto a velocidade é nula, muito antes do final do terceiro intervalo de tempo.

Desta forma o gráfico expressa indubitavelmente que no terceiro intervalo de tempo a aceleração NÃO é constante, atingindo valores muito maiores do que no primeiro intervalo de tempo. Já que no ENEM se enfatiza a “contextualização” deve-se  notar que, se o metrô sofre no primeiro intervalo de tempo uma aceleração compatível com as acelerações preconizadas para o transporte de passageiros, a última etapa da viagem é um verdadeiro desastre dada a grande aceleração.

Desta forma a QUESTÃO 60 deveria ter sido anulada pois não apresenta resposta correta.

O endereço abaixo acessa a íntegra do estudo realizado sobre as 6 questões de Física na Prova de Ciências da Natureza (2012) com sérios problemas de formulação: 

http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/Quest_Fisica.pdf

O endereço abaixo acessa um estudo comparativo entre o Concurso Vestibular da UFRGS e o ENEM entre 2010 e 2013 demonstrando a precariedade, a fraqueza e a iinconsistência da prova de Redação no ENEM:

http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/RESULTADOS_UFRGS_ENEM.pdf

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Comentário no FB em 01/05/2016

Fulano de tal –  Em minha humilde opinião, a questão está correta. A alternativa C, representa, SIM, um trecho de aceleração constante, um trecho de aceleração nula e um trecho de desaceleração constante.

Porém, na leitura que o Senhor fez da questão, você supôs que a aceleração era igual em módulo, no primeiro e no terceiro trecho do movimento. Porém, isso não está escrito na questão. O que está escrito é “aceleração constante no primeiro trecho” e “desaceleração constante no terceiro trecho”. E isso, o gráfico C está representando.

Fernando Lang da Silveira – Não pode ser a alternativa C. Decorre do enunciado que as duas acelerações são iguais em módulo pois está dito que os três intervalos de tempo são iguais (1/3 do tempo de percurso). Ora, assim sendo, como a variação da velocidade no primeiro intervalo de tempo é, em módulo, igual à variação no terceiro intervalo de tempo, as acelerações são iguais em módulo.

Fulano de tal – Sim. Já refleti sobre. Foi uma questão infeliz. Mais uma.

Fernando Lang da Silveira – Não foi infelicidade. Foi INCOMPETÊNCIA de quem propôs a questão e dos diversos revisores da mesma. A responsabilidade última é do INEP e ocorrido nesta questão não é um caso isolado. Em todas as edições do ENEM são recorrentes as questões mal elaboradas.

Conseguir sucesso no ENEM passa infelizmente em muitas questões não em identificar a resposta correta mas identificar a resposta que o INEP acha que é correta.

Sicrano de tal –  De fato… as acelerações tem que ser necessariamente do mesmo módulo. Não tem o que salvar nessa questão.

 

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 20963.


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