X

Biogás em compressor de pintura

Bom dia Prof. Fernando.

Montei um pequeno biodigestor em casa e venho pesquisando a possibilidade de comprimir o biogás para usar no fogão convencional. Junto ao biodigestor montei também duas etapas de purificação. Na primeira etapa o biogás é passado por um filtro com lã de ferro para retirar o gás sulfídrico e depois é borbulhado em soda, na segunda etapa, para retirar o CO2.

Penso em montar uma terceira etapa com cloreto de cálcio ou sílica para retirar o excesso de umidade.

Vi recentemente no youtube o vídeo de um indiano que armazenou o biogás no reservatório de um compressor desses usados para pintura. Isso é viável?

Desde já agradeço a atenção e, de fato, ao ensinar, aprendemos (Sêneca)

Sds Rodrigo

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Caro Rodrigo

Fui verificar qual é a pressão que conseguirias com compressores de pintura. As informações que obtive é cerca de 3 atm (45 PSI). Está correta para o compressor que pretendes usar?

Nestas condições (3 atm e 20 graus C) não conseguirás estocar muito mais do que 200 g de biogás por 100 L de capacidade do tanque.

Nota que a forma de estocar este tipo de gás (que é preponderantemente metano) é sob alta pressão pois NÃO há como liquefazê-lo na temperatura ambiente. Os tanques do automóveis que estocam GNV operam com 200 atm, permitindo estocar então cerca de cerca de 13 kg de gás em cada 100 L de capacidade do tanque.

Creio que boa parte da água no biogás já sairá por liquefação com o abaixamento da temperatura do biogás para a temperatura ambiente. Se comprimires o biogás ainda com o vapor d’água restante, certamente aparecerá água liquida dentro do tanque. Não sei se é vantajoso investires em mais um processo para a retirada da água antes de estocar.

Possivelmente já viste aqui no CREF outras perguntas relacionadas com este tema mas mesmo assim as indicarei.

Armazenando metano em botijões de gás de cozinha

Armazenar gás do biodigestor

Armazenar metano outra vez

Ontem mesmo conversava com uma colega sobre o quanto tenho aprendido ao responder as perguntas!

Abraços

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2065.


9 comentários em “Biogás em compressor de pintura

  1. Ézio de carvalho Teixeira disse:

    Boa noite professor Fernando!
    Tenho muito interesse em fazer um biodigestor, e graças a vossos comentários percebi que a maior dificuldade no caso do metano é seu armazenamento.
    Gostaria de saber se é possível armazenar uma massa de meio “botijão de gás de cozinha” em um cilindro de GNV usando um motor de geladeira como compressor?
    Ficaria muito feliz e honrado com vossa resposta.
    Att: Ézio

    • Fernando Lang disse:

      Um cilindro de GNV é projetado para pressões de mais de uma centena de atmosferas, adequado portanto à estocagem de metano em quantidades razoáveis.

      Os compressores de refrigeradores operam com menos de 10 atm. Então em um cilindro de GNV com capacidade nominal de 20 metros cúbicos, conseguirás armazenar menos de 2 metros cúbicos de metano. Em massa o armazenamento cerca de um quilograma, o que representa uma quantidade muito menor do que gostarias. Ou seja, o cilindro é apropriado mas a pressão que conseguirias com tal compressor permite apenas pouco gás armazenado.

  2. Gustavo faria lima disse:

    Bom dia professor Fernando!
    Tenho muito interesse na área de biodigestores, e tenho visto que um dos gargalos de sua produção e utilização está na presença do gás carbônico e sulfídrico formado no processo, quais seriam as melhores maneiras de se fazer a purificação deste gás utilizando materiais convencionais de fácil acesso tais como a palha de aço e soluções de soda caustica bem como outras soluções?.

  3. Clovis disse:

    Bom dia, tarde, noite, seria possivel com um compressor potente encher com biogas o cilindro veicular?

    • Fernando Lang disse:

      Sim, é possível. Entretanto o biogás bruto não é adequado ao uso em motores à combustão.

      • Diego Andrei Reimann disse:

        Boa noite
        Ainda hoje fiz um teste com biogás em um gerador a gasolina. Notei q qundo ” pesou” tive q fechar o afogador, para acertar a mistura.
        Mas o motor sentiu bem mais q com gasolina, acredito q possa ter sido pela presença de CO 2 , bem como devido à baixa pressão do biogás, pois conectei direto na linha do fogão, usando apenas uma torneira de jardim para dosar o biogás.

  4. Rodolfo Ueda disse:

    Boa noite. Atuo com engenharia e instrumentação, e não tenho nenhuma ligação com a UFRGS, mas me deparei com está página. Resolvi escrever porque vocês todos devem tomar cuidado com as experiências com compressores nestas aplicações porque eles são elétricos e os gases com os quais vocês estão lidando são INFLAMÁVEIS. Compressores para este tipo de aplicação devem ser certificados para AREA CLASSIFICADA. Pelo menos é a minha recomendação como profissional. No mais fica por conta e risco dessa turma voluntariosa. Boa sorte nas experiências e procurem trabalhar com SEGURANÇA!

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *