X

Ovo equilibrado por Coriolis

Prof. Lang

Li a matéria – http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2013/06/ovo-equilibrado-na-linha-do-equador-intriga-moradores-e-turistas-no-amapa.html – e vi que o senhor afirmou ser besteira as coisas ditas sobre a força de Coriólis.
ovo
“O meteorologista Luiz Cavalcanti, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia no Amapá (Inmet), acredita, no entanto, que “se o ovo fica mesmo em pé e equilibrado sobre a linha do equador é devido à força de Coriólis”, atribuiu. Ele explicou que Coriólis é uma força aparente devido à rotação da Terra, que depende da velocidade do movimento e latitude na qual o movimento se realiza. Essa força é zero no Equador. “O equilíbrio do ovo é favorecido por sua forma. Ele não tem nenhuma força agindo sobre ele no Equador”, rematou.”

Poderia explicar pois não sei sobre a força.

Grato

HB

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Inicialmente acho lamentável que um meteorologista tenha dito tantas bobagens ao mesmo tempo sobre a força INERCIAL de Coriolis. Bem, as bobagens foram ditas sobre uma matéria que já é pura bobagem, o tal “ovo de pé”.

É bem conhecida a lenda segundo a qual o Colombo colocou um ovo de pé durante um banquete em sua homenagem por ter descoberto a América. Ele deu uma batida no ovo, quebrando sua casca para ficar em pé.

Farei alguns comentários sobre a força de Coriolis.

1 – A força inercial de Coriolis SOMENTE é exercida sobre corpos em MOVIMENTO EM RELAÇÃO à Terra. Ela inexiste em corpos em repouso em relação à Terra. Como o que se discute é o tal “ovo de pé” e como, supostamente, ele está em repouso em relação à Terra, NÃO há força de Coriolis sobre ele lá no Amapá, aqui em Porto Alegre ou em qualquer outro lugar do planeta.

2 – A orientação da força de Coriolis é exercida simultanemente na direção perpendicular à direção da velocidade do objeto no sistema de referência da Terra e ao eixo de rotação da Terra. A intensidade da força é tanto maior quanto mais rapidamente o objeto se move em relação à Terra.

3 – Se um objeto estiver em movimento lá no Amapá, na linha do equador, estará sob o efeito de Coriolis exceto se se mover na direção norte-sul. Quando um corpo se move PARALELAMENTE ao eixo de rotação da Terra em qualquer lugar da Terra ou fora dela, NÃO HÁ força de Coriolis no sistema de referência da Terra. Portanto a afirmação de que não há força de Coriolis no equador é uma besteira, exceto no caso que destaquei.

4 – No equador, quando existir força de Coriolis sobre um corpo em movimento HORIZONTAL, ela será exercida na VERTICAL e portanto, no equador INEXISTE SEMPRE a componente horizontal da força de Coriolis sobre objetos em movimento na horizontal.

A inexistência da componente horizontal da força de Coriolis explica que o pêndulo de Foucault não tenha o seu plano de oscilação girando em relação à Terra no equador mas gira em outras latitudes, dependendo o período de rotação da latitude (ele é mínimo nos polos, igual a 24 h; aqui em PoA é 48 h). Esta componente horizontal é muito importante para a produção de vórtices atmosféricos (ciclones, anticiclones, …) e, portanto, estes não podem ser produzidos no equador (ou em latitudes próximas). Talvez por isto o meteorologista afirma erradamente a inexistência da força de Coriolis no equador!

Consulta outras questões que já respondi envolvendo a força de Coriolis:

Redemoinho no ralo da pia

Rotação da terra – Ar jogado do oeste para leste? 

Em que sentido a água desce no ralo no Brasil?

Desvio de projéteis pela força de Coriolis 

Ovo equilibrado por Coriolis 

Vórtices atmosféricos nos dois sentidos? 

“Docendo discimus.” Sêneca

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 4257.


Um comentário em “Ovo equilibrado por Coriolis

  1. Filipe César Brandão disse:

    É, meu caríssimo professor Fernando Lang. Não são somente terraplanistas que falam/escrevem sem pensar antes. Um meteorologista não é obrigado a ser expert em Forças de Coriolis, mas deveria pelo menos pesquisar antes do que se trata antes de sair por escrevendo qualquer coisa que seja ao respeito.

    Ótimo artigo!

    Um abraço.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *