X

Como que a luz amarela é formada na tela da TV?

Preciso esse trabalho até amanha mais não encontrei na internet, vocês podem me ajudar?

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveria - www.if.ufrgs.br/~lang/

As cores que vemos na tela da televisão ou do computador são produzidas, todas elas, a partir das três cores primárias: Vermelho (Red -R), Verde (Green – G) e Azul (Blue – B).

Na tela há uma quantidade enorme de conjuntos de três emissores RGB muito próximos entre si. Estes conjuntos estão espalhados sobre toda a tela, podendo emitir qualquer combinação das três luzes em intensidades variadas e convenientes de modo a nos dar todas as cores que lá percebemos.

A luz amarela que vemos na tela é obtida da emissão de verde e vermelho em cada emissor RGB da tela. Podes enxergar os emissores se colocares uma gotinha de água sobre a tela pois e a gotinha é uma poderosíssima lente convergente (lente com grande poder de vergência, com pequeníssima distância focal). Enxergarás na gotinha as minúsculas luzinhas verde e vermelha então.

Um efeito interessante, as sombras coloridas, relacionado ao sistema RGB pode ser visto em em http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/Sombras_coloridas_lang.pdf . Na cena da última transparência da apresentação verás sombras amarelas na parede entre outras sombras. As sombras amarelas na parede são regiões aonde chega a luz vermelha e a luz verde das lâmpadas RGB que iluminam a cena.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1417.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *