X

O que acontece se alguém jogar um copo de água no vácuo do espaço?

O que acontece se alguém jogar um copo de água no vácuo do espaço?

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Esta pergunta envolve considerações sobre a localização do “vácuo do espaço”.

Se esta região estiver situada a uma distância do Sol da ordem da distância Terra-Sol e o corpo não estiver na sombra, portanto, se estiver exposto à radiação solar, a temperatura de equilíbrio deste corpo é semelhante à temperatura na superfície Lua (que não possui atmosfera), portanto MUITAS DEZENAS DE GRAUS CÉLSIUS ou ATÉ CENTENA DE GRAUS CÉLSIUS.

Portanto, para começar a discussão NÃO É VERDADE que a temperatura do “vácuo interplanetário” seja necessariamente próxima de zero kelvin. Tal está correto quando  não exista radiação eletromagnética além da radiação de fundo (cerca de 2 K).

Responderei então a pergunta imaginando que a água tenha sido abandonada em algum lugar tão distante do Sol quanto esteja nosso planeta e que esteja exposta à radiação solar cuja intensidade nesta distância é um pouco inferior a 1,5 kW/m^2. A água vaporizará e finalmente restará apenas vapor de água.

Postagem relacionada com esta:  O termômetro mede a temperatura do espaço vazio?

Em 10/02/2018 um questionamento inspirado em uma filme de ficção foi respondido em  Mudança de estado da água ao ser exposta ao vácuo

“Docendo discimus.” Sêneca

________________________________________________________________________________________

Cometários no Facebook

Daniel Ruschel Dutra – Supondo que a água estivesse líquida sob uma pressão de uma atmosfera, e subitamente fosse exposta a pressão nula e radiação solar de 1.5kW/m^2. Não teríamos também uma queda na temperatura por evaporação?

Fernando Lang da Silveira – Talvez o nosso modelador mor Leonardo Albuquerque Heidemann um dia se anime a modelar este sistema. J  A minha resposta diz respeito ao que acontece a longo prazo: finalmente restará vapor apenas. Certamente a evaporação (e a ebulição) inicial fará com que a temperatura do que resta não vaporizado baixe. Penso que talvez até parte de água vire gelo mas mesmo gelo vaporiza conforme discuti em uma postagem anterior  – http://www.if.ufrgs.br/cref/?area=questions&id=492.

Daniel Ruschel Dutra – Perfeitamente, no final será tudo vapor.

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 6368.


2 comentários em “O que acontece se alguém jogar um copo de água no vácuo do espaço?

  1. Roberto marques disse:

    E se colocasse 1 copo d’agua em um recipiente e retirasse todo ar ?

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *