X

Flatulência a bordo de um avião!

Prof. Lang Vi a notícia baixo e a achei interessante, apesar de fedorenta e ruidosa. 😉

Flatulência a bordo de um avião é desconfortável para o passageiro e seu vizinhos! cientistas-afirmam-flatulência-vôos-é-bom

Há sentido nesta notícia?

Abraços RB

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Não sei para quem é pior a flatulência a bordo. Confesso-te que nunca tive grandes problemas com isto, seja no meu abdômen, seja nos meus ouvidos e nariz devido a alguém nas vizinhanças! 😉

Mas a notícia tem sentido e causa-me espanto que não tenham percebido antes que, devido ao fato de a pressão na cabine de passageiros ser menor do que a pressão normal, os gases corporais devem se expandir, caso contrário poderão pressionar desconfortavelmente partes importantes do nosso organismo.

Em caso de despressurização da cabine há evacuações indesejáveis em alguns passageiros. Tal acontece não necessariamente por medo ou “cagaço” mas por causa do Stevin, Torricelli, Pascal, Boyle, Clapeyron e tantos outros. Esses caras também são culpados! Temos então boa desculpa para depois dizer: Não foi por medo não! Foi por culpa do Stevin, Torricelli, … que tive que trocar as cuecas! 

Outras evidências da descompressão parcial quando o avião sobe, apesar da pressurização da cabine, são:

– Estufamento dos saquinhos de alimentos que distribuem durante o voo. Eu mesmo já experimentei com uma almofada inflável, de encosto de cabeça, parcialmente cheia em terra; idem com um balão. Lá em cima ambos haviam mudado de volume de maneira importante. Experiência de física a bordo!

– Refrigerante servido a bordo é uma “droga” pois perde rapidamente o gás carbônico. A dissolução de gás carbônico no refrigerante depende da pressão externa!

– Desconfortável pressão nos ouvidos principalmente se há muco devido algum resfriado ou gripe nas trompas de Eustáquio. Elas são responsáveis por equalizar a pressão dentro do ouvido com a externa e tem saídas dentro da boca. Por isso instintivamente abrimos a boca quando sentimos o incômodo.

Acho que esta notícia é daquelas para causar impacto e estradalhaço pois tudo isto é muito bem conhecido faz tempo.

Vídeo relacionado ao tema: Pressão atmosférica no interior de aviões

Postagens sobre pressão a bordo do avião:

 Medindo, 5 dias depois do voo, a pressão na cabine do avião! 

Refazendo a medida da pressão na cabine do avião, agora 8 dias após o voo!

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2402.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *