X

Num transformador por que a corrente no primário varia em função da corrente no secundário?

Num transformador, sendo as duas bobinas isoladas eletricamente uma da outra, por que a corrente no primário varia em função da corrente no secundário?

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Apesar de o enrolamento primário e o enrolamento secundário estarem isolados eletricamente (exceto nos autotransformadores), eles possuem um vínculo através do campo magnético.

Quando o secundário está aberto (sem “carga” conectada a ele), não há corrente no secundário. Ao se demandar corrente no secundário, esta corrente no secundário, via Lei de Faraday-Lenz, induz mais corrente no primário. Ou seja, uma diminuição da impedância no circuito secundário, com consequente aumento de corrente eficaz no secundário, determina um crescimento da corrente eficaz no primário.

Um caso particular que ilustra bem o vínculo entre primário e secundário é o do transformador IDEAL. A potência elétrica de entrada no primário tem que ser igual à potência elétrica de saída no secundário. Quando se demanda mais corrente no secundário, como as tensões totais no primário e no secundário permanecem inalteradas, e como a potência depende das tensões e das correntes eficazes, deve crescer a corrente eficaz no primário. Também para um transformador REAL, onde de fato a potência de saída acaba sendo menor do que a de entrada, vale o vínculo entre as correntes pelas razões expostas anteriormente. Caso uma demanda de corrente maior no secundário não repercutisse em um aumento de corrente no primário um moto contínuo de primeira espécie estaria acontecendo. Mesmo que não conheçamos os detalhes eletromagnéticos de funcionamento de um transformador ou de outros equipamentos que operem de forma semelhante, NÃO temos dúvida de que o Princípio de Conservação da Energia jamais será violado por tais dispositivos.

Vide também

Dúvidas sobre um transformador elétrico que o professor montou em aula

Mito ou verdade? Consumo dos carregadores de celulares.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 6203.


Um comentário em “Num transformador por que a corrente no primário varia em função da corrente no secundário?

  1. Maurício Marone de Andrade disse:

    Gostaria de agradecer pelo esclarecimento pois estou fazendo uma Solda Ponto a Ponto e estava com essa dúvida como conseguiria soldar eis que veio a palavra mágica Por Magnetismo !!! MUITO OBRIGADO !!

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *