X

Qual a diferença essencial e básica nas descrições dos movimentos dos corpos celestes dos modelos geocêntrico e heliocêntrico?

Podemos afirmar que um deles está errado?

Justifique a sua resposta

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AjVj11p3ymJE_cpSCSIULinJ6gt.;_ylv=3?qid=20121228033917AAIuykk Comentário do autor da pergunta após a resposta abaixo: Vlw.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Responderei tua pergunta em acordo com o helioestatismo copernicano e o velho geocentrismo pré-copernicano.

A diferença essencial entre os dois modelos está no sistema de referência privilegiado para os movimentos dos corpos celestes. O geocentrismo elegia a Terra como sistema de referência em relação ao qual todos os movimentos ocorrem e a Terra era o centro do universo. O helioestatismo (heliocentrismo não é a melhor designação pois o Sol de fato não estava no centro do universo copernicano mais muito próximo dele) elegia a última esfera, a esfera das estrelas, como fixa ao invés da Terra. Os dois sistemas tinham muito em comum, apesar desta mudança revolucionária no status da Terra que, segundo Copérnico, o era mais um planeta do sistema solar. Entre tantos aspectos comuns a ambos os sistemas estão as órbitas circulares e os epiciclos e o fato de que o universo era fechado na última esfera das estrelas.

De fato Copérnico se valeu de muitos epiciclos para dar conta dos movimentos celestes. Rigorosamente ambos os sistemas estavam equivocados em relação às teorias posteriores. O heliocentrismo mudou de órbitas circulares para elípticas com Kepler (quase 100 anos após a morte de Copérnico) e, depois, com a Lei da Gravitação Universal de Newton (quase 150 anos depois da morte de Copérnico) culminou em uma explicação dinâmica para os movimentos celestes. Finalmente a ideia de que cada estrela é na verdade um sol (possivelmente com planetas à sua volta) vingou.

Para maiores detalhes sobre o sistema copernicano acessa http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9293

Vide também:

Qual a diferença essencial e básica nas descrições dos movimentos dos corpos celestes dos modelos geocêntrico e heliocêntrico?

Duração do ano no sistema geocêntrico

A teoria que defende ser o Sol o centro do universo é chamada …

O planeta Terra é o centro do universo?

Copérnico NÃO aboliu e usou epiciclos!!!

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Acessos entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 4026.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *