X

Hidrostática

Não consigo entender a razão pela qual o equilíbrio se mantém no caso a seguir, já que o peso aparente dos cilindros será diferente.

Segue proposição:

Dois cilindros maciços de mesmo volume, um de ferro e o outro de alumínio, são suspensos nos braços (iguais) de uma balança. Com o auxílio de um peso adicional, a balança é equilibrada. Rompe-se o equilíbrio quando os dois cilindros, porém não o peso adicional, são submersos simultaneamente na água.

Grata;
Maria Luísa

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

O cilindro de alumínio tem peso menor do que o cilindro de ferro já que seus volumes são idênticos e o ferro é mais denso do que o alumínio. Portanto para equilibrar uma balança simétrica deve-se adicionar um corpo no lado do cilindro de alumínio com peso igual a diferença entre os pesos dos dois cilindros.

Se ambos os cilindros forem imersos simultaneamente em água, dado que possuem o mesmo volume, sofrerão o mesmo empuxo e a balança continuará equilibrada. A balança se desequilibraria caso os dois cilindros, juntamente com o corpo adicional, fossem imersos em água. O lado com o cilindro de alumínio (e o corpo adicional) teria um “peso aparente” menor do que o cilindro de ferro pois o empuxo seria maior no lado com os dois corpos

Portanto o enunciado não está correto!

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1257.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *