X

Elevador acelerado e flutuação! O que isto tem a ver com a Relatividade Geral?

Um bloco de madeira flutua em um balde com água colocado no interior de um elevador. Quando o elevador sai do repouso e é acelerado para baixo, o bloco passa a flutuar em uma posição mais acima do nível da água?

Pergunta originalmente feita em:
http://br.answers.yahoo.com/question/

Comentário de quem fez a pergunta após a resposta que segue:
Muito obrigado professor!! 🙂

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

No interior de um elevador acelerado tudo se passa como se existisse um campo gravitacional diferente do campo habitual. Não existe nenhuma situação ou experimento que possa ser realizado no interior do elevador capaz de decidir entre as seguintes duas hipóteses: 1 – O elevador continua submetido ao campo gravitacional habitual mas agora está acelerado. 2- O elevador está sujeito a um campo gravitacional diferente do usual (no caso em pauta, um pouco menos intenso). Este é o famoso Princípio da Equivalência (equivalência entre sistemas acelerados e sujeitos a campo gravitacional) e que desempenhou papel heurístico importante para que Einstein criasse a Teoria da Relatividade Geral. Vide o experimento mental do “Elevador de Einstein“.

Dessa forma as condições de flutuação NÃO SE ALTERAM. Pode-se também justificar tal assertiva, lembrando que as condições de flutuação são apenas dependentes da densidade do fluido e da densidade ou da razão massa pelo volume do corpo flutuante. Como as densidades não são afetadas pela aceleração (dado que o líquido é incompressível e corpo flutuante é rígido), o corpo continua a flutuar exatamente da mesma forma.

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2305.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *