X

Rotação da Terra – Ar jogado do oeste para leste?

Agora de manhã ouvi um meteorologista dizer mais ou menos o seguinte em sua previsão do tempo: “A Terra gira do leste para o oeste… portanto, toda aquela nebulosidade trazendo chuva que desce do oeste catarinense e ingressa no noroeste do RS é jogada para o nordeste do RS em função da rotação da Terra de leste para oeste…”.

Terias algo a dizer a respeito?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Quando um objeto se movimenta em relação à Terra, devido ao fato de que a Terra é um sistema acelerado (consequência de sua rotação diária), o objeto sofre uma força inercial denominada FORÇA DE CORIOLIS.

Para objetos se movendo horizontalmente no hemisfério sul ocorre uma FORÇA DE CORIOLIS com componente horizontal, perpendicular à direção da velocidade do objeto em relação à Terra, apontando para a esquerda quando se considera o sentido do movimento. Portanto, uma massa de ar que flua do norte para sul será desviada para leste de fato. Entretanto se o movimento do ar fosse do sul para o norte, o desvio ocorreria para oeste.

Desta forma há razão na afirmação do meteorologista mas a explicação dada é problemática pois dela poder-se-á inferir ERRADAMENTE que tal desvio seja independente da orientação do movimento do ar em relação à Terra. Cabe destacar também que se a massa de ar fluir de leste para oeste (de oeste para leste), a deflexão será para o sul (norte).

Em tempo: Conforme bem destacou o Prof. Vicente Andrade a Terra GIRA DE OESTE PARA LESTE e não de leste para oeste. Possivelmente o meteorologista não disse isto, não errou no sentido do giro; imagino que o erro seja de fato de quem fez a pergunta. 

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 4749.


4 comentários em “Rotação da Terra – Ar jogado do oeste para leste?

  1. Nestor Burlamaqui disse:

    A atmosfera acompanha a rotação da Terra. Nos polos, sua velocidade é bem menor que na linha do Equador, que gira a 1660 km/h. Voos vindo no sentido Polo Norte-Equador ou Polo Sul-Equador não deveriam sentir uma ventania constante no sentido Oeste-Leste devido à rápida mudança de latitude?

    • Fernando Lang disse:

      Rápida mudança de latitude? ???
      Aviões comerciais atingem velocidades de 250m/s. Para mudar 1° em latitude, caso o avião voe exatamente na linha norte-sul, transcorrem mais de sete minutos. Então onde está a rápida mudança de latitude?
      Adicionalmente como a atmosfera e o avião movem-se junto com a Terra, não há movimento relativo devido a mudanças de latitude. É conveniente raciocinar um pouco antes de fazer qualquer pergunta sem nexo. O próximo comentário sem sentido não será liberado.
      Vide também A rotação da Terra influencia o tempo de voo de uma aeronave?

  2. Paulo Paiva disse:

    O sentido da chuva é de oeste para leste?

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *