X

Pode o freio ABS ser desvantajoso em relação ao freio convencional em alguma circunstância?

Professor, sou um aficionado por motocicletas. De todos os tipos, tanto para asfalto, quanto para terra. Pois, então, me surgiu uma dúvida: por que vários motociclistas optam por desligar o abs quando entram em estrada de terra? Inclusive, as motocicletas mais modernas possuem um botão para desligar o abs, assim que entrarmos em um terreno com terra. Na terra, o fato do pneu “travar” e vir a “derrapar”, traz alguma vantagem? Obrigado.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Em alguns tipos de terreno ou pista de rolamento o sistema de freios ABS pode ser desvantajoso em relação ao sistema de freio convencional que permite o bloqueamento das rodas. Tal acontece quando se transita , por exemplo, sobre cascalho solto, lama, areia, neve, … . O bloqueamento das rodas em tais situações determina que elas “escavem” o terreno, “afundando” então, diminuindo assim distância de frenagem em relação ao uso do ABS.

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) disponibiliza um estudo sobre o desempenho do freio ABS comparado ao freio convencional em diversos terrenos. Tal estudo demonstra que em algumas circunstâncias o freio ABS é menos eficiente do que o convencional, aumentando, por exemplo, em até 30% a distância de frenagem sobre cascalho.

O estudo da NHTSA é importante também para desiludir motoristas incautos que acreditam que o freio ABS é um “superfreio”, capaz de parar um veículo em distâncias muito menores do que o freio convencional. A vantagem do freio ABS sobre o freio convencional é uma redução na distância de frenagem entre 10% e 30%  dependendo do tipo de pista.

Um interessante problema envolvendo frenagem, publicado no Caderno Brasileiro de Ensino de Física e intitulado A DIFERENÇA ENTRE 60 KM/H E 65 KM/H, está acessível também no Research Gate.

Outras postagens sobre freio:

Razão para a eficiência maior do freio dianteiro sobre o traseiro em veículos automotores 

Frenagem de motocicletas: somente o freio traseiro?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1496.


2 comentários em “Pode o freio ABS ser desvantajoso em relação ao freio convencional em alguma circunstância?

  1. Wilson Leandro Krummenauer disse:

    Lang, no texto você afirma que a vantagem do ABS em relação ao freio convencional é a redução na distância de frenagem. Penso que outra vantagem importante é a possibilidade de desviar de obstáculos durante a frenagem, sobretudo em pista molhada, visto que a possibilidade de aquaplanagem diminui sensivelmente.

  2. Bibo Nunes motoqueiro disse:

    Freio ABS é para senhoritas que nunca sujaram a mão de graxa e mal sabem o que é um disco de freio.

    F1 ou MotoGP não usam freio ABS pois mais atrapalha do que ajuda.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *