X

Dúvida sobre cercas eletrificadas

Prof Lang vi sua última postagem sobre choque – Dúvidas recorrentes sobre tensão, corrente e choque em humanos –  e me lembrei de duas dúvidas antigas minhas, se puder me ajudar. A primeira: por que especialistas falam que cerca elétrica é de baixa amperagem? A segunda: o choque da cerca é parecido com de alta tensão? No sentido de se a pessoa estiver isolada e encostar uma mão na cerca ela não toma choque, como acontece no fio de alta tensão? Obrigado

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Em uma cerca elétrica existe alta tensão. Entretanto a alta tensão ocorre em pulsos de curta duração. Diferentemente de uma rede elétrica de alta tensão, onde valores altos de tensão eficaz são mantidos permanentemente, na cerca elétrica acontece por um breve intervalo de tempo a alta tensão de muitos milhares de volts.

Então, mesmo que uma pessoa permaneça em contato com a cerca por um tempo razoável, somente durante uma fração pequena deste tempo é que ela está submetida à alta tensão. Os pulsos de alta tensão se repetem periodicamente mas a máxima quantidade de energia elétrica transferível para a pessoa em cada pulso deve ter um valor suficientemente baixo para não produzir efeitos fisiológicos letais, ocasionando apenas desconforto. Desta forma a corrente eficaz durante o intervalo de tempo em que muitos pulsos acontecem acaba por ser baixa (baixa “amperagem”) apesar de existirem correntes muito maiores, suficientes para causarem desconforto, durante o breve intervalo de tempo de cada pulso.

Isolamento em alta tensão é possível mas difícil de ser efetivado no caso de uma pessoa muito próxima da cerca sem equipamento especial.

O Prof. Paulo Ricardo Alcântara Goulart em sua dissertação de mestrado no IF-UFRGS, tratou com seus alunos de ensino médio da cerca elétrica. Sua dissertação está disponível em Eletrônica e Cidadania: uma abordagem CTS para o Ensino Médio.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

_____________________________________________

Comentário do Engenheiro André De Marco Werner no Facebook:

Os circuitos de cercas elétricas são bem simples e todos sempre limitam a energia do pulso quando ocorre o choque utilizando um resistor de 4K7 ou 10K da figura.

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1006.


6 comentários em “Dúvida sobre cercas eletrificadas

  1. Rodrigo Gonçalves disse:

    Queria saber se o capim quando encosta na cerca elétrica passa choque pra terra

  2. jacques antonio gomes sarmento disse:

    presado sr.gostaria de saber se cerca eletricas com o aparelho pode matar bovinos, pois em minha propriedade morreram treis bezerros , em piquetes que fi molhado na mesma noite em que morreram. .

  3. Romildo disse:

    existe um gerador de frequência elétrico com controle de hertz ?

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *