O experimento de Pisa NÃO foi realizado por Galileu?!

Li sua postagem Efeito da resistência do ar na queda de corpos.

Professor a minha pergunta é a seguinte: No meu simples conhecimento, eu pensei que duas esferas com diâmetros diferentes soltas ao mesmo tempo do topo de uma torre iriam cair ao mesmo tempo no solo. Até porque tem uma lei da física que afirma que dois corpos soprados no ar em queda livre independente do tamanho, chegariam ao mesmo instante no solo. JDP

FLang: Se abandonados simultaneamente chegariam juntos se a queda fosse no vácuo! E chegariam quase juntos em quedas de pequenas extensões onde os efeitos de resistência do ar são pequenos. Somente no vácuo é que se concretiza rigorosamente a queda livre. No ar corpos cadentes sofrem forças de resistência e portanto não estão em queda livre.

JDP: Sei…. mas aquele experimento de Galileu na torre de Pisa que mostra que os corpos caem ao mesmo tempo não foi feita no vácuo…

FLang: Galileu NUNCA realizou os experimentos de Pisa! É lenda! Entretanto outros fizeram experimentos deixando cair corpos do topo de uma torre e observaram que o mais pesado chegava antes do corpo leve no pé da torre.

Galileu não fez e não faria pois SABIA que em meios resistivos a esfera maior se adianta em relação à menor se ambas tiverem a mesma densidade. As razões estão explicitadas na postagem que motivou tua estranheza: Efeito da resistência do ar na queda de corpos.

JDP: Como assim lenda?. .. eu fui iludida a vida toda…

FLang: Em  1937 o historiador da ciência Alexandre Koyré publicou um artigo intitulado Galileu e o experimento de Pisa: a propósito de uma lenda.

JDP: Tão ensinando errado na engenharia!

FLang: Em bons livros de Física há muito tempo tal lenda não vigora! Transcrevo a seguir um parágrafo do nosso artigo, em co-autoria com o Prof. Luiz Peduzzi (UFSC), intitulado “Três episódios de descoberta científica: da caricatura empirista a uma outra história”, disponível no ResearchGate, publicado no Caderno Brasileiro de Ensino de Física, onde na seção II.B discutimos diversos aspectos da Física Galileana, e em especial sobre o artigo do Alexandre Koyré:

“Alexandre Koyré, físico e historiador da ciência, demonstrou em 1937 que os famosos experimentos da torre de Pisa nunca foram feitos por Galileu, são um mito (Koyré, 1988). Koyré relata experimentos realizados por outros cientistas que, tendo deixado cair do topo de uma torre objetos de pesos diferentes, constataram que o corpo mais pesado atingia o solo antes do corpo mais leve. Em especial, apresenta uma carta de Vincenzo Renieri, professor da Universidade de Pisa, onde este relata a seu mestre Galileu ter experimentado na Torre de Pisa com uma bala de canhão e com uma bala de mosquete, ambas de chumbo, e verificado que “quando a mais pesada e a mais leve caem deste campanário, a maior precede a menor de muito” (Renieri apud Koyré, 1988; p. 203). Em sua resposta, Galileu limita-se a remeter Renieri ao seu livro (Duas Novas Ciências) onde demonstrou que não podia acontecer de outro modo. Ou seja, Galileu tinha uma teoria qualitativa para a queda em meios resistivos que previa que se duas esferas de mesma densidade fossem deixadas cair simultaneamente do topo de uma torre, a esfera maior se adiantaria em relação à menor. Por isto Galileu nunca realizaria um experimento, deixando cair juntos de uma torre dois objetos, com o objetivo de demonstrar empiricamente que o objeto mais pesado chegaria simultaneamente com o mais leve ao solo, pois sabia que o objeto mais pesado se adiantaria em relação ao outro.

JDP:  Irei transmitir isso ao meu professor de Física. Obrigada, por quebrar a minha ilusão, pelo menos entro 2016 diferente.

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1820.