X

Rigidez dielétrica do ar e umidade

Se o ar seco tem uma resistência dielétrica grande e a água pura também, por que o ar úmido conduz facilmente corrente elétrica?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Não é verdade que o ar úmido conduz facilmente a corrente elétrica. Se assim fosse todos os sistemas de alta tensão entrariam em curto circuito quando a umidade do ar aumentasse. A tensão de ruptura do ar aumenta, embora pouco, conforme aumenta a umidade relativa, sendo sempre da ordem de milhar de volts por milímetro e, portanto, o ar úmido é um excelente isolante (vide Fatores que afetam a tensão de ruptura do ar).

As descargas corona, seja em ar úmido ou seco, envolvem altas tensões . Um efeito importante sobre a rigidez dielétrica do ar é o da pressão conforme Bobina de Tesla funciona no vácuo?

O ar úmido tem a capacidade de fazer com que na ELETROSTÁTICA ocorram descargas mais rápidas de corpos eletrizados. As quantidades de carga envolvidas em processos ditos ELETROSTÁTICOS, como aquelas que apresento em Demonstrações de Eletrostática, disponível em https://www.youtube.com/, são muito pequenas quando comparados com as quantidades de carga trocadas quando ocorre efeito corona em equipamentos sob alta tensão. Esta capacidade do ar úmido de neutralizar mais rapidamente pequenos excedentes de carga está relacionada ao fato de que as moléculas de água são fortemente polares.

Para me precaver contra umidade nas demonstrações apresentadas no vídeo supracitado utilizo estufas elétricas próximas dos eletroscópios e dos demais equipamentos. Na imagem abaixo, retirada do vídeo, uma estufa aparece no canto direito. Comento sobre a necessidade das estufas para as demonstrações na página 413 em ResearchGate.

Quem tem interesse em ELETROSTÁTICA deve baixar gratuitamente os livros do Prof. Andre K. T. Assis (UNICAMP): ResearchGate1 e ResearchGate2.

Vide também Descarga elétrica através do ar NÃO é consequente do arrancamento de elétrons dos eletrodos!

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 5225.


2 comentários em “Rigidez dielétrica do ar e umidade

  1. Sobre o TEMA: ” Descarga elétrica através do ar NÃO é consequente do arrancamento de elétrons dos eletrodos!”, acredito haver um mínimo de equívoco do caríssimo professor de Física. Pois, a transferência de electros pelo AR (Arco Elétrico) é explicado pela ELETRODINÂMICA e a TEORIA dos GASES. Uma descarga atmosférica (raio) é uma comprovação deste fenômeno físico, fluxo de eléctrons (corrente elétrica) pelo ar.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *