X

Diferença de potencial, distribuição de cargas e força eletromotriz

Boa noite! Sempre tive uma grande dúvida…Como exatamente(aprofundadamente) uma fonte de fem inserida em um circuito gera corrente elétrica? Ao meu ver, a ddp é uma diferença de níveis de energia, sendo assim as cargas tendem a ir do potencial maior para o menor…mas como essa diferença de potencial é gerada? Em baterias, por exemplo, há um processo de separação de cargas. São essas cargas que geram o campo elétrico necessário para iniciar uma corrente? Mas se essas cargas são distribuídas ao longo do condutor, como o campo elétrico permanece?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Uma fonte de fem realiza trabalho sobre as cargas livres que por ela circulam (as cargas livres em fontes eletroquímicas como as pilhas não são elétrons mas íons), transportando-as de um terminal para o outro da fonte CONTRA a força eletrostática que existe interiormente à fonte, aumentando portanto a energia potencial eletrostática das cargas livres quando atravessam a fonte. Externamente à fonte o movimento de deriva das cargas livres acontece no sentido da força eletrostática que é exercida sobre as cargas livres e quando tal acontece a energia potencial eletrostática das cargas livres diminui.

A existência dos campos eletrostáticos no circuito (e portanto de forças eletrostáticas sobre as cargas livres), necessários a manutenção do movimento de deriva das cargas livres nos condutores externos à fonte, depende de excedentes de carga distribuídos em todo o circuito. Os excedentes de carga distribuídos no circuito somente não se neutralizam graças a uma fonte que constantemente energiza o circuito.

Para compreender um pouco mais sobre os excedentes de carga distribuídos em um circuito vide o artigo publicado no Caderno Brasileiro de Ensino de Física intitulado Tensão e cargas superficiais – o que Wilhelm Weber já sabia há 150 anos. E sobre o cálculo dos campos eletrostáticos produzidos pelos excessos de carga em condutores conduzindo corrente o livro do Prof. Assis (UNICAMP) é uma referência importante: A FORÇA ELÉTRICA DE UMA CORRENTE.  A versão gratuita do livro se encontra em  The-Electric-Force-of-a-Current.pdf.

Vide também as seguintes postagens:

Campo elétrico externamente a condutores conduzindo corrente

Mais sobre campo elétrico externamente a condutores conduzindo corrente

O entendimento completo do circuito elétrico

Vide também http://www.energiaeletrica.net/cargas-superficiais-o-elo-perdido-dos-circuitos/

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1059.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *