X

Gravidade artificial

Olá professor Lang, seria possível semelhante a ideia do brinquedo rotor, onde as pessoas “grudam” na parede, construir algo que girasse, porém de modo a simular a gravidade e as pessoas ficassem “grudadas” no chão? De qual modo ele deveria girar para tal fato? Obrigado!

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

De fato tal é possível e vemos por exemplo no filme 2001 – Uma odisséia no espaço, mais recentemente no filme Interestellar, a forma de se criar um ambiente gravidade artificial, deixando as pessoas grudadas ao chão apesar de naquela região do espaço ser desprezível a existência de campo gravitacional. Consiste em uma parte da (ou toda a) nave girar com velocidade angular suficientemente grande para que, em uma região afastada do eixo de rotação, tudo se passe como se existisse um campo gravitacional apontando para fora do eixo de rotação (um campo de forças inerciais centrífugas equivalentes às do campo gravitacional na superfície da Terra).

Esta ideia é antiga em ficção científica e um dia será de fato implementada, evitando que os passageiros das naves interplanetárias ou intersiderais fiquem indefinidamente em estado de imponderabilidade (gravidade zero ou microgravidade). O estado de impónderabilidade tem efeitos fisiológicos indesejáveis para nós que estamos adaptados à vida em ambientes com a aceleração gravitacional de cerca de 10 m/s^2.

Na figura abaixo encontra-se a centrífuga da NASA para testar em humanos efeitos equivalentes a aceleração da gravidade até 20 vezes mais intensa do que a usual.

O vídeo seguinte se É Possível Criar Gravidade Artificial?

Vide também Simulação da gravidade terrestre.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1721.


2 comentários em “Gravidade artificial

  1. arlindo fernandez disse:

    … os seres humanos do futuro serão adaptados, mas neste momento da humanidade, como resolver essa força centrífuga causada pela velocidade dos giros?

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *