X

Por que vemos objetos pretos?

Professor, Alhazen disse que a luz ilumina um objeto, e nós somente o vemos quando sua reflexão chega a nós. Ora, se um objeto preto absorve tudo e não reflete nada, como nós o vemos?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A tua pergunta envolve duas considerações em sua resposta: uma objetiva e a outra subjetiva (psicofísica ou organolética).

Começo então com o aspecto objetivo. Somente o CORPO NEGRO (absorvente IDEAL da radiação luminosa) é que quando iluminado com luz de qualquer comprimento de onda absorve COMPLETAMENTE a luz incidente. 

Corpos pretos no nosso cotidiano não são CORPOS NEGROS pois absorvem parcialmente a luz que lhes ilumina. Então os corpos pretos que observamos não encaixam no ideal que expuseste acima: “um objeto preto absorve tudo e não reflete nada”.

O aspecto subjetivo da resposta é interessantíssimo e instigante. Coisas podem ser percebidas por nós como pretas mesmo quando daquela região preta vem muita luz, bastando para isso que a região em questão esteja inserida em um contexto muito iluminado. É o caso do preto na tela do nosso computador por exemplo. Percebes as letras deste texto como pretas quando objetivamente há luz vindo delas. Para se convencer disto basta desligares a tela e, se estiveres em um local iluminado (como é o usual nos locais onde usamos o computador), as regiões da tela que se apresentam como pretas com a tela iluminada se apresentarão então com alguma cor (usualmente cinza). 

Uma figura instigante que escancara a subjetividade de nossas percepções está abaixo e pode ser melhor apreciada em http://pt.wikipedia.org/.

Os quadradinhos A e B sobre o tabuleiro se apresentam para nós (temos consenso intersubjetivo sobre estas percepções) com cores diversas. O quadradinho A quase preto (cinza escuro) e o B quase branco (cinza claro). Entretanto eles são objetivamente iguais! Tal pode ser testado, como eu fiz em um editor de imagens, recortando os dois quadradinhos e os colando em um contexto branco conforme se vê na parte superior esquerda da imagem acima.

Estas percepções diversas sobre  as cores dos dois quadradinhos, objetivamente iguais, decorre de uma propriedade dos nossos sensores na retina: a inibição lateral. Quem quiser saber mais pode começar lendo  http://en.wikipedia.org/wiki/Lateral_inhibition . Os estudos seminais sobre a inibição lateral remontam a 1865 com Ernst Mach e as Faixas de Mach. Vide também Faixas de Mach existem apenas na nossa percepção!

Outras postagens sobre cores, sistema RGB : Cores.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 4541.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *