X

Ilusão sobre o tamanho da Lua cheia

Pq a lua parece maior nos dias de Lua cheia?

Pergunta originalmente feita em: http://br.answers.yahoo.com/question/.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Lua cheia nascente nos parece maior do que quando, algumas horas depois, se encontra elevada no céu. De fato o tamanho angular da Lua Cheia permanece sempre cerca de 0,53 graus de um momento para o outro. A nossa avaliação, intersubjetivamente válida, trata-se de uma ilusão, a chamada “ilusão sobre o tamanho da Lua no horizonte”. Que a Lua Cheia ao se elevar mantém praticamente sempre o mesmo tamanho angular pode ser testado com uma pequena moeda na frente de nosso olho. Interponha a moeda de tal forma que ela cubra perfeitamente o disco lunar no nascente e depois, algumas horas mais tarde, quando está elevado no céu. A distância da moeda ao olho permanece praticamente inalterada, demonstrando dessa forma que temos na retina imagens de mesmo tamanho.

Outra maneira de verificar que o tamanho do disco lunar praticamente não se altera quando a Lua se eleva é fazendo fotos para as diversas elevações e depois as comparar. As imagens seguintes mostram a Lua cheia nascente (duas fotos ineferiores) e horas depois quando já se encontrava elevada. Observa-se nas fotos aproximadamente o mesmo tamanho para o disco lunar.

cheia

De fato o disco lunar apresenta tamanho angular um pouco MAIOR quando está elevado no céu do que quando está próximo ao horizonte! Vide Lua cheia nascente se apresenta objetivamente MENOR do que quando elevada embora tenhamos a ilusão de que ela é maior!

Para maiores explicações sobre esta ilusão, consulte o nosso artigo sobre o tema em Física na Escola  ou  ResearchGate.

Outras postagens relacionadas ao tema encontram-se em

Tamanho da superlua

As cores da superlua

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2402.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *