X

Como medir a força de um disparo de arma de fogo? A pressão que esse disparo exerce sobre uma superfície?

Queria saber a “pressão” exercida por disparos de: pistola, revólver,escopeta 12, metralhadora, fuzil e canhão.

Pergunta originalmente feita em: http://br.answers.yahoo.com/

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A FORÇA QUE UM PROJÉTIL EXERCE SOBRE UM ALVO DEPENDE TAMBÉM DO ALVO!! Um projétil disparado sobre uma placa de aço exerce uma força muito maior nessa placa do que a força que ele exerceria em uma placa de madeira.

Podemos ter uma estimativa da força que o projétil exerce sobre um alvo se soubermos a energia cinética do projétil (massa vezes velocidade ao quadrado dividido por dois) imediatamente antes de colidir com o alvo e a distância que o projétil leva para parar (a penetração no alvo); se dividirmos a energia cinética pela deslocamento de parada do projétil teremos uma estimativa da força.

Ora, como a energia cinética é uma propriedade do projétil e a distância para parar depende do alvo, a força dependerá também do alvo. Portanto não há uma única resposta para a questão. Lembro ainda que a polícia técnica, para não danificar um projétil, o dispara contra uma alvo macio ou contra a água pois então a distância para estancá-lo será grande e força que o projétil faz no alvo, e em consequência da Lei da Ação e Reação, a força que ele recebe do alvo, será pequena. Alvos “duros” recebem força maior do projétil do que alvos “macios”. Há um equívoco ‘tremendo’ em afirmações do tipo “o impacto do projétil X sobre qualquer alvo é de tantos quilogramas-força”.

Vide respostas em outras questões semelhantes: Força de impacto  

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 10689.


2 comentários em “Como medir a força de um disparo de arma de fogo? A pressão que esse disparo exerce sobre uma superfície?

  1. Luís Carlos Chiaranda disse:

    Gostaria de saber qual a pressão e a temperatura atuantes quendo do dispro de uma arma .50?

    pergunto qual a pressão e a temperatura exercidas em uma arma .50 quando de seu disparo

    n

    • Fernando Lang disse:

      A pressão máxima é cerca de 4000 atm conforme .50_BMG. Sobre a temperatura não há informações entretanto os gases na boca do cano emitem luz branca azulada e isto nos permite estimar a temperatura em cerca 10.000 graus C.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *