• Por que latas cheias de líquido explodem quando atingidas por projéteis de arma de fogo?


  • Professor, bom dia. Dias atrás durante um encontro com amigos, um levou uma espingarda Boito pump de calibre 12, que disparamos contra latas de cerveja. Um fenômeno que eu observei é que quando as latas estavam vazias, eram simplesmente perfuradas pelos projéteis, e quando cheias dágua acabavam abrindo no lado de trás. Qual o princípio que explica esse comportamento? Seguem algumas fotos.


    lata_perfurada





    lata_explodida


    Lá pelos idos de 1970 eu produzia um efeito maior ainda com uma carabina .22. Um projétil com a ponteira perfurada (projétil tipo "hollow point" com cavidade ampliada com uma broca) e cheia de fulminato de mercúrio (explosivo primário que explode sob pressão ou fricção, usado em espoletas de armas de fogo) era disparado contra uma lata completamente cheia de água e lacrada. A lata explodia, a tampa saltava e a água era lançada violentamente para o alto. A figura da Wikpedia a seguir representa uma "hollow-point bullet".


    hollow_point


    Um projétil não explosivo (e se for explosivo com mais razão ainda), ao atingir um líquido, desenvolve enorme pressão sobre o líquido, explicando o efeito observado na latinha de cerveja cheia.


    No artigo Frenagem de um projetil em um meio fluido demonstro como calcular forças e pressões de impacto de projéteis de arma de fogo na água.


    Outras postagens relacionadas com o tema do projéteis em água:


    Dimensionamento de um tanque balístico para coleta de projéteis


    Força de impacto de um projétil .40


    Projétil revestido com teflon


    Frenagem do projétil do fuzil AK-47 na água


    "Docendo disicimus." (Sêneca)





    Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/



    Acessos desde 05 de setembro de 2017: 1017



    Voltar
    Assine o feed! Adicione aos favoritos! Imprima esta página! Indique por email!


    Pesquisar no CREF









    Total de acessos desde maio de 2013: 3084138