X

Por que latas cheias de líquido explodem quando atingidas por projéteis de arma de fogo?

Professor, bom dia. Dias atrás durante um encontro com amigos, um levou uma espingarda Boito pump de calibre 12, que disparamos contra latas de cerveja. Um fenômeno que eu observei é que quando as latas estavam vazias, eram simplesmente perfuradas pelos projéteis, e quando cheias dágua acabavam abrindo no lado de trás. Qual o princípio que explica esse comportamento? Seguem algumas fotos.

lata_perfurada

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

lata_explodida

Lá pelos idos de 1970 eu produzia um efeito maior ainda com uma carabina .22. Um projétil com a ponteira perfurada (projétil tipo “hollow point” com cavidade ampliada com uma broca) e cheia de fulminato de mercúrio (explosivo primário que explode sob pressão ou fricção, usado em espoletas de armas de fogo) era disparado contra uma lata completamente cheia de água e lacrada. A lata explodia, a tampa saltava e a água era lançada violentamente para o alto. A figura da Wikpedia a seguir representa uma “hollow-point bullet”.

hollow_point

Um projétil não explosivo (e se for explosivo com mais razão ainda), ao atingir um líquido, desenvolve enorme pressão sobre o líquido, explicando o efeito observado na latinha de cerveja cheia.

No artigo Frenagem de um projetil em um meio fluido demonstro como calcular forças e pressões de impacto de projéteis de arma de fogo na água.

Outras postagens relacionadas com o tema do projéteis em água:

Dimensionamento de um tanque balístico para coleta de projéteis

Força de impacto de um projétil .40

Projétil revestido com teflon

Frenagem do projétil do fuzil AK-47 na água

“Docendo disicimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1098.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *