• Horizonte no nível dos olhos em qualquer altitude porque a Terra é plana! Será mesmo?


  • Professor Lang


    Assisti sua palestra em vídeo da UNISINOS e achei muito didática, cheia de argumentos bem fundamentados. Parabéns! Gostaria que o sr. comentasse pois um terra-chato afirmou que o horizonte sempre se encontra no mesmo nível do observador e que isto somente pode ser explicado porque a Terra é plana. Ele disse que "mesmo à 30 km de altura com balões, podemos ver o horizonte a nível dos olhos". Agradeço antecipadamente.





    O discurso dos terraplanistas sempre enfatiza que é muito importante que todas as afirmações sejam baseadas em experiências sensoriais. Entretanto eles creem, tem fé em coisas que ninguém viu ou verá como por exemplo o  Domo da Ignorância e da Fé Demais que cobre o mítico mundo em forma de pizza, com borda e centro gelado, no qual imaginam viver.


    A reta que une o horizonte geométrico aos olhos de um observador, situado a uma altura H sobre uma esfera, de fato está inclinada para baixo da horizontal  conforme representa a figura 1. O ângulo de inclinação está identificado pela letra grega beta (β), e assim como a distância D ao horizonte pode ser expressa em função de H e R (raio da esfera). Este ângulo em radianos também é uma função de H e R conforme explicitado na figura 1. Interessante notar que o valor do ângulo é o mesmo da distância angular na esfera entre o horizonte e o observador.


    horizonte


    O ângulo β tende a zero quando o raio R tende a infinito. Desta forma em uma superfície plana o horizonte, independentemente da altitude visada,  se encontra sobre a reta horizontal que passa pelos olhos do observador. Ou seja, na anacrônica Terra Plana um observador poderia "ver o horizonte a nível dos olhos" como afirmado pelo terraplanista. Mais sobre a distância ao horizonte em Refração da luz na atmosfera: o horizonte geométrico e o horizonte visual.


    E na Terra esférica, com raio de 6370 km, quais serão os valores do ângulo beta? A figura 2 apresenta o gráfico que relaciona o ângulo β com a altura H do ponto de visada.


    ang_horizonte


    Na Terra real o ângulo β é pequeno (quase nulo) para alturas h de alguns metros. Para uma altura de mil metros (1 km) tal ângulo é apenas um grau. Na altitude em que voam grandes aviões (10 km) este ângulo de inclinação é de apenas 3,2 graus, entretanto facilmente identificável pois observadores em tais circunstâncias, quando miram o horizonte, devem olhar um pouco para baixo em relação a horizontal. Um amigo, aviador comercial, comentou que além desta percepção, ele nota costumeiramente que quando a linha do horizonte está visível é possível se discernir que ela é levemente curva.


    A propósito da curvatura da linha do horizonte, verificada até em vídeos de terraplanistas que tinham o intuito de negar,  vide por exemplo DETONANDO A TERRA PLANA parte 7 |, Terra plana 80 - A curvatura provada até pelo "paint brush" e  Terra plana 80.1 - Explicando a "explicação".


    Se o horizonte for observado da altitude de 30 km, o ângulo de inclinação da linha de visada em relação à horizontal do observador já é quase 6 graus. O salto recorde da estratosfera do Felix Baumgartner iniciou-se a 40 km de altitude e quando ele estava na iminência de o efetuar, olhou para o horizonte, perceptivelmente inclinando o seu olhar (a inclinação para tal altitude é aproximadamente 6,7 graus e a distância ao horizonte é 715 km).


    Terraplanistas apresentam comumente muita dificuldade cognitiva e/ou exercitam forte dissociação cognitiva a fim de sustentarem a crença esdrúxula e anacrônica sobre uma mítica Terra Plana. Inventam observações que nenhum deles realizou como esta do balão a 30 km de altitude. Vide mais sobre o tema no artigo Sobre a forma da Terra



    Outras postagens sobre a Terra Plana:


    Refração da luz na atmosfera: o horizonte geométrico e o horizonte visual


    Heliocentrismo versus Terra Plana


    Uma explicação qualitativa da razão de ciclones e anticiclones girarem em sentidos opostos (resposta a um terraplanista)


    Sobre o pêndulo de Foucault: resposta a um terraplanista


    Aprendendo a partir da discussão sobre a forma da Terra


    Rotação da Terra e centrifugação


    Antártica na Terra Plana: muralha de gelo e domo?


    Duas terraplanistas demonstram em um vídeo que a Terra NÃO é plana!


    A divergência da luz crepuscular prova que o Sol da Terra Plana está logo ali! Será mesmo?


    AS ATUAIS TECNOLOGIAS DE TELECOMUNICAÇÕES EVIDENCIAM A ESFERICIDADE DA TERRA


    Satélites de telecomunicações não existem, afirmou um aloprado terra-chato!


    Refutando a Terra Plana


    Como se explica que a sombra da Lua no eclipse solar anda de oeste para leste?


    Para onde apontam as antenas parabólicas que recebem sinais de televisão?


    Domo na Antártica é real e há diversos!


    "Docendo discimus." (Sêneca)





    Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/



    Acessos desde 28 de agosto de 2017: 582



    Voltar
    Assine o feed! Adicione aos favoritos! Imprima esta página! Indique por email!


    Pesquisar no CREF









    Total de acessos desde maio de 2013: 3084152