• Domo na Antártica é real e há diversos!


  • Olá professor. Em um grupo de debates sobre o tema os terraplanistas insistem que o domo foi relatado na enciclopédia americana de 1958. O senhor tem conhecimento disso?







    Vou começar a resposta me referindo a um recente vídeo de terraplanistas tratando do suposto domo que cobre a Terra Plana e que possui base além da Antártica, no fim do mundo. Cabe lembrar que na mítica Terra Plana  a borda  do mundo em forma de pizza, com centro (polo norte) e periferia geladas, é a Antártica. Por razões óbvias o domo que cobre este mundo imaginário, esdrúxulo e anacrônico deveria ser denominado Domo da Ignorância e da Fé Demais.


    O vídeo em questão trata de OS VOOS E AVIÕES PROVAM A TERRA PLANA. A partir de 31 minutos um sujeito intitulado como “Evangelista” diz o que segue:


    Existe mais uma coisa interessante dos aviões. Vocês já ouviram falar sobre Law Dome? O que é Law Dome?  (indica então um verbete da Wikipedia: Law Dome) É uma lei que existe a respeito do domo. Aviões em latitudes do polo sul não podem voar acima de três mil pés por que bateriam no domo. Não podem voar alto nesta região porque bateriam no domo. Isto é fato, é lei.


    O verbete da Wikipedia, indicado pelo “Evangelista”, deixa muito evidente (até para terra-chatos) que Law Dome é uma montanha de gelo em forma de domo com 1.395 metros (4.580 pés) ao sul de Cape Poinsett, na Antártida. O nome desta elevação homenageia Phillip Law, Diretor da Divisão Antartica da Austrália de 1949 a 1966.


    Montanhas em forma de domo (dome mountains em inglês) são usuais em todo o mundo e a sua formação geológica está relacionada com vulcões conforme se pode verificar em Dome_Mountains. Vide abaixo a correção do Prof. Jefferson C. Simões, glaciologista da UFRGS.


    dome_mountains


    A seguir a imagem de uma célebre montanha vulcânica na França, o Puy-de-Dôme.


    puy_de_dome


    A suposta descoberta do domo que cobre a mítica Terra Plana, relatada na enciclopédia de 1958, está na figura que segue retirada do vídeo de um terraplanista norte americano.


    enciclopedia_domo


    Novamente a má fé ou ignorância conduz a uma interpretação equivocada sobre o texto da enciclopédia pois trata-se de uma montanha em forma de domo, mais especificamente a montanha denominada de Dome Argus.


    Desta forma, os dois vídeos mostram que os terraplanistas devem exercitar forte dissociação cognitiva a fim de satisfazer suas necessidades de se convencerem que a crença no mundo irreal pode ser confirmada. Eles padecem do viés de confirmação.


    Especificamente sobre a alopração da Antártica na Terra Plana vide Antártica na Terra Plana: muralha de gelo e domo?


    ____


    COMENTÁRIO CRÍTICO DO  Prof. Jefferson C. Simões, glaciologista da UFRGS:


    Olá Fernando, te escrevo por que agora apareceu algo que se refere a área de glaciologia, o domo Law, que é simplesmente um domo de gelo (alías pequeno) no grande manto de gelo antártico. Definição formal em português: Domo de Gelo Elevação arredondada e com declive superficial suave. O fluxo de gelo, muito lento (i.e., no máximo alguns metros por ano), diverge daí para a periferia dos mantos e calotas de gelo. Os domos de gelo não têm margens definidas precisamente e podem cobrir áreas extensas (i.e., mais do que 100.000 km2). A topografia subglacial está imersa e o fluxo do gelo é em grande parte independente da morfologia do embasamento. In. Ice dome Al. Gletscherkuppel Es. — Fr. Dôme de glace No Glossário da língua portuguesa da neve, do gelo e termos correlatos por JEFFERSON C. SIMÕES


    Vou te dizer, todas as vezes que eu vou a Antártica a equipe do Centro Polar e Climático da UFRGS  tem que cuidar para não cair "no buraco do fim do mundo", kkkkkkk


    ____


    Vide a palestra realizada na UNISNOS em 31/05/2017: Sobre a forma da Terra


    Vide o artigo Sobre a forma da Terra


    Outras postagens sobre a Terra Plana:


    Refração da luz na atmosfera: o horizonte geométrico e o horizonte visual


    Heliocentrismo versus Terra Plana


    Uma explicação qualitativa da razão de ciclones e anticiclones girarem em sentidos opostos (resposta a um terraplanista)


    Sobre o pêndulo de Foucault: resposta a um terraplanista


    Aprendendo a partir da discussão sobre a forma da Terra


    Rotação da Terra e centrifugação


    Antártica na Terra Plana: muralha de gelo e domo?


    Duas terraplanistas demonstram em um vídeo que a Terra NÃO é plana!


    A divergência da luz crepuscular prova que o Sol da Terra Plana está logo ali! Será mesmo?


    AS ATUAIS TECNOLOGIAS DE TELECOMUNICAÇÕES EVIDENCIAM A ESFERICIDADE DA TERRA


    Satélites de telecomunicações não existem, afirmou um aloprado terra-chato!


    Refutando a Terra Plana


    Como se explica que a sombra da Lua no eclipse solar anda de oeste para leste?


    Para onde apontam as antenas parabólicas que recebem sinais de televisão?


    “Docendo discimus.” (Sêneca)


     





    Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/



    Acessos desde 22 de agosto de 2017: 1269



    Voltar
    Assine o feed! Adicione aos favoritos! Imprima esta página! Indique por email!


    Pesquisar no CREF









    Total de acessos desde maio de 2013: 3084141