X

Domo na Antártica é real e há diversos!

Olá professor. Em um grupo de debates sobre o tema os terraplanistas insistem que o domo foi relatado na enciclopédia americana de 1958. O senhor tem conhecimento disso?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Vou começar a resposta me referindo a um recente vídeo de terraplanistas tratando do suposto domo que cobre a Terra Plana e que possui base além da Antártica, no fim do mundo. Cabe lembrar que na mítica Terra Plana  a borda  do mundo em forma de pizza, com centro (polo norte) e periferia geladas, é a Antártida. Por razões óbvias o domo que cobre este mundo imaginário, esdrúxulo e anacrônico deveria ser denominado Domo da Ignorância e da Fé Demais.

O vídeo em questão trata de OS VOOS E AVIÕES PROVAM A TERRA PLANA. A partir de 31 minutos um sujeito intitulado como “Evangelista” diz o que segue:

Existe mais uma coisa interessante dos aviões. Vocês já ouviram falar sobre Law Dome? O que é Law Dome?  (indica então um verbete da Wikipedia: Law Dome) É uma lei que existe a respeito do domo. Aviões em latitudes do polo sul não podem voar acima de três mil pés por que bateriam no domo. Não podem voar alto nesta região porque bateriam no domo. Isto é fato, é lei.

O verbete da Wikipedia, indicado pelo “Evangelista”, deixa muito evidente (até para terra-chatos) que Law Dome é uma montanha de gelo em forma de domo com 1.395 metros (4.580 pés) ao sul de Cape Poinsett, na Antártida. O nome desta elevação homenageia Phillip Law, Diretor da Divisão Antártica da Austrália de 1949 a 1966.

Montanhas em forma de domo (dome mountains em inglês) são usuais em todo o mundo e a sua formação geológica está relacionada com vulcões conforme se pode verificar em Dome_Mountains. Vide abaixo a correção do Prof. Jefferson C. Simões, glaciologista da UFRGS.

dome_mountains

A seguir a imagem de uma célebre montanha vulcânica na França, o Puy-de-Dôme.

puy_de_dome

A suposta descoberta do domo que cobre a mítica Terra Plana, relatada na enciclopédia de 1958, está na figura que segue retirada do vídeo de um terraplanista norte americano.

enciclopedia_domo

Novamente a má fé ou ignorância conduz a uma interpretação equivocada sobre o texto da enciclopédia pois trata-se de uma montanha em forma de domo, mais especificamente a montanha denominada de Dome Argus.

Desta forma, os dois vídeos mostram que os terraplanistas devem exercitar forte dissociação cognitiva a fim de satisfazer suas necessidades de se convencerem que a crença no mundo irreal pode ser confirmada. Eles padecem do viés de confirmação.

Especificamente sobre a alopração da Antártica na Terra Plana vide Antártica na Terra Plana: muralha de gelo e domo?

Diversas informações sobre a Antártica em Sphaerica est.

Adicionado em 28/10/2019: A Enciclopédia Americana de 1958 cita um domo na Antártida?

____

COMENTÁRIO CRÍTICO DO  Prof. Jefferson C. Simões, glaciologista da UFRGS:

Olá Fernando, te escrevo por que agora apareceu algo que se refere a área de glaciologia, o domo Law, que é simplesmente um domo de gelo (alías pequeno) no grande manto de gelo antártico. Definição formal em português: Domo de Gelo Elevação arredondada e com declive superficial suave. O fluxo de gelo, muito lento (i.e., no máximo alguns metros por ano), diverge daí para a periferia dos mantos e calotas de gelo. Os domos de gelo não têm margens definidas precisamente e podem cobrir áreas extensas (i.e., mais do que 100.000 km2). A topografia subglacial está imersa e o fluxo do gelo é em grande parte independente da morfologia do embasamento. In. Ice dome Al. Gletscherkuppel Es. — Fr. Dôme de glace No Glossário da língua portuguesa da neve, do gelo e termos correlatos por JEFFERSON C. SIMÕES

Vou te dizer, todas as vezes que eu vou a Antártica a equipe do Centro Polar e Climático da UFRGS  tem que cuidar para não cair “no buraco do fim do mundo”, kkkkkkk

____

Vide a palestra realizada na UNISNOS em 31/05/2017: Sobre a forma da Terra

Vide o artigo Sobre a forma da Terra

Outras postagens sobre a Terra Plana: Mítica Terra Plana.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1819.


46 comentários em “Domo na Antártica é real e há diversos!

  1. Daniel disse:

    Você comprou seu diploma? onde está escrito “Dome argus” na enciclopédia? e como você explica o mapa da Terra plana? talvez você se equivocou

    • Fernando Lang disse:

      Não está escrito “Dome Argus” mas basta pesquisares nas coordenadas que são apresentadas na enciclopédia. E quem tem que explicar o mapa da TP são os aloprados fideístas que acreditam na mitologia da Idade do Bronze onde o mundo é chato e coberto pelo Domo da Ignorância. 😉

      Aprende mais um pouco em Antártica na Terra Plana: muralha de gelo e domo?

        • Fernando Lang disse:

          Este verbete da Wikipedia tem diversas informações que refutam a mitológica Terra Plana. Por exemplo, um grau de longitude sobre o paralelo 80 graus S equivale a apenas 19,4 km quando no equador equivale a cerca de 110 km. Na TP tal extensão deveria ser quase o dobro do equador, portanto cerca de 200 km.

      • Gilberto disse:

        TERRA PLANA OU CONVEXA COMPROVADA PESQUISA CIENTÍFICA FEITA POR DAKILA É CONDECORADA.
        O documentário, a metodologia e a tecnologia empregadas estão disponíveis no site terraconvexa.com.br. “Convidamos todos os cientistas, de qualquer parte do mundo, a refazerem os experimentos científicos para averiguar os resultados. Daremos todo o suporte necessário”, ressalta Urandir Fernandes de Oliveira, idealizador do ET Bilu.

        OBSERVAÇÃO da gerência do CREF: Todos os endereços foram suprimidos pois o PERGUNTE ao CREF é um veículo de informação que não propaga negacionismo, anti-ciência, conspiracionismo e outras formas de desinformação.

        • Fernando Lang disse:

          Terra Convexa não passa de empulhação para enganar ignorantes e fideístas. Inexistem relatórios técnicos sobre os “experimentos” no pseudo documentário. Somente existe um vídeo adicional, com mais empulhações, denominado Relatórios técnicos. Desde quando relatórios são feitos em videozinhos do YT?

          Sobre um dos “experimentos” do grupo Dakila vide a postagem indicada abaixo que remete também a outros vídeos que desmistificam a farsa do idealizador do ET Bilu.

          O pseudo experimento dos edifícios no filme Terra Convexa!

      • Li Ciqueira disse:

        Não entendo o motivo de tanta agressividade!!!! Se sabem que a terra é redonda em forma de bola e que gira a 1666km/h pelo universo, não há o que discutir, é o que acredita e pronto, essa é a sua verdade e a de muitos… mas diga aí você nunca viu, certo?
        Lembre que os outros também tem suas verdades, não os menospreze, ninguém é dono da VERDADE, nem a NAZA. Os Ignorantes ignoram o que vem e creem no que lhes dizem sem questionar diferente dos que pensam com lógica e questionam fatos absurdos preestabelecidos pelo sistema como sendo uma verdade absoluta, “verdade” essa que traz inúmeros benefícios, estes conhecidos pelos mais esclarecidos!

        • Fernando Lang disse:

          A verdade não é uma questão de escolha. Aliás, alguém já disse: “Encontrareis a verdade e a verdade vos libertará”.
          A forma da Terra não é uma questão de opinião mas de fato. E se alguém achatar a Terra em sua cabeça, a Terra não deixará de ser esférica. 😉

    • Willian Alex Santos de Lucena disse:

      Discutir sobre a veracidade do domo é fácil; quero ver é provar a bola molhada giratória supersônica. Esse tão professor está precisando de umas aulas urgentes com um professor de verdade: o Dr. Afonso, do Canal Ciência de Verdade no YouTube. Pesquisem lá. Vale pra esse “professor” também. 😉

      • Fernando Lang disse:

        O exonerado Afonso sequer acredita nas bobagens que propaga em seu canal. Explora a ignorância de apedeutas e crentes de seitas “religiosas” TP a fim de ganhar um dinheiro fácil. Trafica desinformação!
        Há anos fiz uma postagem sobre uma das tantas bobagens que ele afirmou e até hoje ele deve uma réplica. Quanto o exonerado Afonso viu a postagem, disse que a responderia em seguida mas até hoje não aconteceu a resposta. Quem sabe o questionas sobre ela? A postagem é a seguinte:
        Tamanho da Terra em foto da NASA: prova de que a foto é falsa?

  2. jonatas disse:

    pq dariam esse nome a uma montanha rapaz ? kkk
    me diz ai professor qual instrumento mede inclinaçao de esfera

    • Fernando Lang disse:

      Lê de novo a postagem e talvez entendas que Law é o sobrenome de uma pessoa (Phillip_Law). Simples assim! O mais inteligente do teu comentário é o kkkkkk. 😉

      Se te referes à inclinação do eixo de rotação da Terra podes diminuir tua ignorância em A inclinação do eixo de rotação da Terra.

    • Flávio disse:

      Você possivelmente está confundindo a palavra “Law” (com “a” no meio) com a palavra “Low” (com “o” no meio). Law dome, se traduzir literalmente seria algo sem sentido como “domo da lei”. Vc quis saber sobre “Domo baixo”? Em inglês seria “low dome”, e NÃO “law dome”.
      De nada!

      • Fernando Lang disse:

        Este comentário foi de fato “low”! 😉 Se tivesses ao menos lido os comentários anteriores, pouparias escrever bobagens.
        Law Dome.

      • Tiago Moraes disse:

        Erradíssimo, o termo “law dome” sim poderia ser traduzido literalmente como “domo da lei”, porém, a palavra “Law” aparece com letra inicial maiúscula, logo, não é um mero substantivo, mas um NOME PRÓPRIO. Por tanto, a tradução correta de “Law Dome” é meramente “domo de Law”. Obviamente se trata de uma homenagem a Phillip Law, um explorador australiano creditado por ter descoberto o local.
        Vocês terraplanistas têm problemas com a distinção entre nomes próprios e substantivos. Na Bíblia vivem confundindo a palavra “terra” iniciada com letra minúscula que é mero substantivo para o chão que nós pisamos com a palavra “Terra” que é o nome próprio do nosso planeta. Assim confundem as passagens bíblicas que falam do chão que pisamos como se fosse referência ao mundo em que vivemos, o que é bizarro dado que os israelitas não tinham um nome para o nosso mundo.

        • Guilherme disse:

          A vdd é que ninguém do esferismo sabe bosta nenhuma… Um grupo doutrinado desde os desenhos animados até fim de colegial e mídia de que a terra é redonda.
          Uns Maria vão com as outras só pra pegar embarcação de quem diz ser “cientista”.
          Quando começar a pensar com a cabeça de vcs, e deixar de acompanhar só oq uns gato pingados pagados por políticos no passado pensaram, talvez vcs saim desse marasmo.
          Por mais que vcs se defendam e chamem terra planistas de burros, nada vai surtir efeitos, pq por mais que vcs deem explicações bonitas, vcs sempre vão copiar do que tá escrito na chamada “ciências de verdade”.
          Terraplanistas são terraplanistas pq pensam fora da bolha.

  3. romulo disse:

    gostei muito do seu site. conteúdo muito interessante

  4. Pedro Lucas Garcia disse:

    Tecnicamente o sr. não refutou a Terra Plana. Tudo o que o sr. disse é que existem montanhas com a especificação Dome. Nem mesmo o sr. provou a inexistência de um domo na Antártida. Isso tudo me leva a concluir que seu texto é só palavrório e arrogância pseudocientífica sustentada na ofensa com palavras vis de uma Teoria que ainda não pode ser refutada. Prove, por exemplo, que o modelo Heliocêntrico substitui o modelo Geocêntrico. Impossível. Os dados batem nos dois modelos. Prove porque as massas de água oceânicas não invadem os continentes tantas vezes por segundo quanto deveriam ou não saem da superfície terrestre para o espaço pela elevada velocidade de rotação do globo que supera a aceleração gravitacional. Tudo o que a ciência conseguiu observar até hoje é que as águas sempre escapam por força centrífuga em um objeto esférico ou objeto plano. Prove que porque vácuo não suga a atmosfera terrestre e os seres humanos, bem como os animais da superfície haja vista que não há um domo sobre a Terra. Refute as observações de planicidade do horizonte oceânico. Ninguém ainda conseguiu refutar estas observações que podem ser feitas com instrumentos simples. A julgar pelo sr. não responder nenhum questionamento teórico da terra plana, mas ainda assim responder asperamente com tons de superioridade de quem refutou toda a teoria, eu posso dizer que eu sou um acadêmico de verdade, já o sr. não.

  5. Jose Roberto disse:

    Muito obrigado por suas postagens professor, esse site é uma fonte de conhecimento científico,

  6. Agatha Rose disse:

    “Em dezembro de 1955, a força-tarefa deixou a Nova Zelândia para estabelecer duas estações de base na área do Mar de Ross, Pequena América V foi estabelecida na Baía de Kainan, a cerca de 30 milhas a leste ao longo da plataforma de gelo de Ross da Baía de Baleias, e uma base de operação aérea foi construída em Hut Point na ilha de Ross em McMurdo Sound. Quatro aviões americanos voaram da Nova Zelândia para o McMurdo Sound em 30 de dezembro de 1955 e fizeram vôos exploratórios sobre partes desconhecidas do continente (Antártica) até 18 de janeiro de 1956, quando retornaram para a Nova Zelândia. Esses vôos provaram que as áreas do interior não possuíam características alguma, com uma cúpula de 13.000 pés de altura (3962.4 Metros) em 80 graus de latitude sul, longitude 90 graus leste. Novas cadeias de montanhas
    foram localizados em perto de 85 graus de latitude sul, longitude 50 graus oeste, reafirmando a observação feito por Ronne, em 1947, que o continente antártico é uma unidade única “. (A Enciclopedia Americana Vol 2, publicado em 1958.)

    Existe um “Dome A” na Antática já reportado anteriormente mas o descrito acima obviamente não é “Dome A”, uma vez que esse está localizado a 263 km de distância do ponto mencionado na enciclopédia.

    Dome A: Localização: 80 ° 22 ‘S 77 ° 22’E. – Com uma elevação superficial de 4093 m, Dome Argus (Dome A) é o lugar mais alto da Antártida, embora seja um dos lugares menos conhecidos do globo. Encontra-se perto de uma extremidade de uma crista alongada (cerca de 60 km de comprimento e 10 km de largura).

    Isso prova que não estamos se referindo a mesma coisa não é ?

  7. Júlio Cesar disse:

    Globo chatos e mentes bloqueadas pela mentira ilógica de uma ESFÉRICA que nunca existiu, provas que apenas a NASA possue e todas fruto de manipulação em Fotoshop!
    Vamos aguardar a verdade já começou à aparecer “professor” Fernando Lang.

  8. Evandro Sérgio disse:

    Só precisaria 2 coisas pra provar a terra globo
    1 _ realizar um vôo que atravesse a Antártida

    2_ A NASA mandar o Homem na lua novamente*

    Só isso aí se encerra o debate , é tão simples!

    • Fernando Lang disse:

      Se estudares um pouquinho poderás aprender que o conhecimento sobre a forma da Terra antecede em séculos as agências espaciais em geral, somente existentes a partir do anos 50 do século XX. Podes começar a aprender em Sobre a forma da Terra.

      Voos atravessando a Antártida acontecem a muito tempo. Podes diminuir a ignorância em Voos trans-antárticos. Abaixo a fotografia do primeiro voo trans-antártico em 1935.

      Muitos homens estiveram na Lua e doze deles caminharam na Lua como podes aprender em Lua. Foi anunciado para breve o retorno. Quem viver verá! É bom ir se acostumando pois a Terra é um globo! 🙂

  9. Rodrigo Amaral disse:

    A Terra é Plana, quem acredita em terra globo, apenas repete o que os professores deles foram ensinados a lhe dizerem.

  10. clarissa balestrin correa disse:

    Como se explica que nós, que estamos na Terra viajando errantes a centenas de milhares de quilômetros pela galáxia(o astro orbita o centro da Via Láctea a 850.000 km/h. E nossa galáxia navega a quase 2,3 milhões de km/h, ou seja, 630 km por segundo), e não notemos nada em relação a posição das estrelas no céu há milhares de anos??

  11. Priscila disse:

    Professor, tem todo o meu respeito e admiração, não somente por refutar com argumentos sólidos as besteiras dos terraplanistas, que, muito provavelmente, se você for acompanhar o histórico escolar, ele não é lá grandes coisas, mas também porque tem que ter muita paciência e meditação para não se aborrecer com pessoa ignorantes e que preferem acreditar em teorias conspiratórias a se emancipar da escuridão da ignorância. Só o conhecimento liberta dessas amarras, mas há muita desinformação. Nunca imaginei que haveria um negacionismo profundo, corrente que vem ganhando força. Como professora, eu me sinto responsável para que isso mude e o senhor é um grande exemplo a ser seguido.

  12. Marlos Aguiar disse:

    Você posta a foto do farol um argumento ao contrário. Não estamos falando de objetos parcialmente ocultos.
    Um navio a dezenas de km da praia some da visão do olho nu humano, ae os cientistas falam que ele sumiu na curvatura, quando vc puxa um zoom da maquina olha o navio la!. Explica isso professor!
    Outra coisa explica o nível da água, agua fica em nível não em faz curva! um pedreiro para retirar o nível de uma construção usa uma mangueira com água, não interessa a altura que ele levante a mangueira a agua sempre busca o nível dos dois lados.
    Lembrando que a cada X km deveria existir uma curvatura no oceano pelo modelo da bola, o que impediria de ver longe inclusive com câmeras de alto zoom

    • Fernando Lang disse:

      O argumento do farol nada tem a ver com recuperação do objetos com zoom. Ou achas que em navios não existem instrumentos ópticos (binóculos, lunetas, …) capazes de auxiliar na visão de objetos distantes? 🙂 Quem sabe te manifestas sobre o tema à Marinha Brasileira? Ou achas que a nossa Marinha fornece informações falsas sobre faróis?

      Recuperação de objetos com zoom é uma crença somente possível nas seitas da Terra Plana. Na postagem seguinte encontras um guru da Terra Plana mais uma vez frauda um vídeo para enganar os apedeutas do Mundo Chato.

      Zoom faz a linha do horizonte recuar na mitológica Terra Plana?

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *