X

Mudando a frequência de uma onda luminosa por reflexão?

Professor, qual a tecnologia utilizada para mudar a frequência da uma onda de luz? Existe alguma superficie que ao refletir a onda, consiga alterar sua frequência?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Existe uma possibilidade de mudar a  frequência de uma onda em geral (em particular de uma onda eletromagnética) por simples reflexão. Se a superfície refletora estiver em movimento de aproximação (afastamento) da fonte emissora, a onda refletida terá frequência maior (menor) do que a onda original. Este é o conhecido efeito Doppler.

Os radares (radar é uma sigla de origem inglesa: Radio Detection And RangingR) utilizam tal possibilidade para, analisando a diferença de frequência da onda emitida para a refletida, medir a velocidade de aproximação ou afastamento do alvo refletor. Os radares operam com ondas eletromagnéticas na faixa de micro-ondas. Ondas eletromagnéticas na faixa do visível, ao serem refletidas por superfícies em movimento, também tem sua frequência alterada.

RÉPLICA DO PERGUNTANTE: Então, não seria possível, modificar a frequencia de uma onda luminosa de forma que essa nova frenquencia estivesse fora do espectro de sensibilidade do olho humano?

RESPOSTA: Sim, seria possível.

TRÉPLICA DO PERGUNTANTE:  Obrigado Professor. Então, se eu tenho uma parede branca, que de alguma forma consegue mudar a frequência da luz ao refleti-la, em uma frequência que não sensibilize o olho humano, essa parede ficaria invisível?

RESPOSTA: Ficaria preta. Para ficar invisível, deveria ficar transparente, não modificando a luz que passa através dela.

Postagens relacionadas com o tema:

Questão 79 – Prova Branca – ENEM 2016

Nave que se move quase tão rapidamente quanto a luz e emite luz

Dúvida sobre Efeito Doppler

Desvio para o vermelho e Lei de Hubble

Efeito Doppler em ondas sonoras: por que não posso calcular usando a velocidade relativa fonte-receptor?

Questão 13 do CV-UFRGS 2014

 

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 539.


5 comentários em “Mudando a frequência de uma onda luminosa por reflexão?

  1. Me parece que é importante explicitar que a situação envolve dois referencias nos quais a descrição é distinta. No referencial do radar, a frequência do sinal que vai e vem são distintas. No referencial do objeto que reflete a onda, no entanto a onda incidente e a emitida têm a mesma frequência.

  2. Marcelo Henrique Morais disse:

    Como isso seria possível? A onda altera de frequência no percurso entre os pontos referenciados?

  3. Marcelo Henrique Morais disse:

    Neste caso a afirmação acima do colega Emmanuel está equivocada?

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *