X

Magneto caindo no tubo condutor

Você joga um ímã em barra ao longo de um eixo longo tubo. Descreva o movimento do ímã e as trocas de energia.

Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/question/

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Se o tubo é um condutor não-ferromagnético (isto é, paramagnético ou diamagnético) como o cobre e o alumínio, o ímã será freado devido às correntes de Foucault induzidas no tubo, rapidamente atingindo uma velocidade constante (velocidade terminal). Ao descer com velocidade constante o ímã perde energia potencial gravitacional e não ganha energia cinética.; portanto há perdas de energia mecânica consequente das correntes elétricas induzidas nas paredes do tubo e do efeito Joule que então aquece (um pouquinho) o tubo.

A figura abaixo representa o ímã que cai e as correntes induzidas no tubo em regiões acima e abaixo do magneto.

Mais detalhes sobre este interessante experimento que envolve a Lei de Faraday-Lenz encontrarás no meu artigo, disponível no Research Gate.

O efeito é demonstrado pelo Mago da Física em http://www.youtube.com/.

O rolamento freado do magneto na rampa é outro interessante efeito onde super ímãs de neodímio rolam por uma rampa de alumínio ou cobre com velocidade constante graças às correntes induzidas (correntes de Foucault) no metal da rampa. Sobre este efeito há o artigo – O_rolamento_freado_do_magneto_na_rampa –  e os seguintes vídeos: http://www.youtube.com/1 e http://www.youtube.com/2.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 2594.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *