• Soco no boxe e no MMA: o tipo de luva influencia?


  • Boa noite. Conforme conversei contigo, faremos um inforgráfico mostrando como é uma luva de MMA e como é uma luva de boxe e como isso influencia em uma luta  no desfecho dela. Vamos pegar como exemplo a luta entre Floyd Mayweather e Conor McGregor, no dia 26 de agosto. A luta será de boxe, mas Conor é lutador de MMA. E Mayweather já é lutador de boxe. Vamos aos fatos. A luva de MMA tem 4 onças, cerca de 113,398 gramas. Eles lutarão boxe com uma luva de 10 onças, que tem 283,495 gramas. É a luva inteira que pesa isso. E como são feitas as luvas? Basicamente é couro natural moldado, costurado e preenchido com uma espuma (poliuretano de alta densidade). As empresas hoje usam a maior densidade possível para durabilidade e por ser um esporte de alto impacto. Os lutadores vão se enfrentar no peso de 69,85kg no máximo.


    O que queremos mostrar e entender fisicamente é porque uma luva de MMA é tão mais letal. Ou seja, o cara que leva o soco no MMA muitas das vezes cai de uma vez nocauteado. E o cara que leva o soco de uma luva de boxe tende a suportar mais o castigo até ir à nocaute. Como a física explica isso? Lembrando que as luvas têm o mesmo material e densidade. Mudando apenas a quantidade de proteção e peso. Além disso, existe alguma diferença de impacto pelo formato diferente das duas luvas? É que a luva de boxe tem uma área de contato maior que a luva de MMA (fotos das duas em anexo). E se existem variáveis que podem existir, quais são, mas sem entrar em tantos detalhes?


    Muito obrigado pela atenção. abs


    luta




     





    Vou repetir aqui algumas considerações que fiz em outra postagem denominada Medindo o "poder" do soco para depois complementar em função das informações sobre os dois tipos de luva.


    A primeira consideração importante é que a força que a mão de um sujeito faz sobre alguma coisa NÃO depende apenas da mão  mas também do alvo contra o qual a mão impacta. Relevante para o valor da força desenvolvida no impacto é a energia cinética no sistema mão-braço-luva (SMBL) imediatamente antes do impacto e a distância de estancamento,  de frenagem, do SMBL durante o impacto. A energia cinética é o produto da metade da massa do SMBL pela velocidade ao quadrado desse mesmo sistema. Quanto menor é  esta distância, maior é força.


    Se um boxeador der um soco em uma parede resistente ou mesmo no queixo de outro lutador, com a mão desprotegida, ele desenvolverá uma força muito grande neste alvos duros e, consequentemente, o alvo em sua mão (em acordo com o Princípio da Ação ou Reação ou Terceira Lei de Newton) pois a distância de estancamento da mão é pequena. A decorrência de tal impacto será produzir danos sérios à mão do boxeador e ao alvo caso seja o rosto do adversário. Há muitas postagens no CREF tratando da força de impacto e as relaciono ao final da resposta.


    Portanto não existe UM VALOR predefinido para a força realizada por um soco pois a força desenvolvida  depende de quão rapidamente a mão é levada ao repouso, de quão resistente é o alvo e a mão do lutador.


    Um soco em um travesseiro ou em um saco de pancadas determina que a distância de estancamento da mão  durante o impacto seja muito maior do que o suposto soco diretamente na parede ou no queixo, determinando assim uma força de impacto menor.


    A luva de boxe ou de MMA  tem uma dupla função importante na proteção da mão do lutador, não apenas porque leva a mão do lutador mais lentamente ao repouso do que quando desprotegida, como também  distribui esta força sobre uma grande região da mão. Um soco com a mão desprotegida sobre um alvo resistente determina não somente  uma força de impacto maior mas também  uma força concentrada em regiões pequenas da mão e do alvo, ou seja, desenvolve-se nas pequenas regiões de contato uma grande pressão (força por unidade de área), aumentando assim o potencial de dano.


    Se os socos com as duas luvas (de box e de MMA) de fato produzem forças muito diferentes é complexo avaliar teoricamente pois há informações quantitativas falatando para a análise. Se simplesmente houvesse uma camada mais espessa de espuma na luva de box do que na luva de MMA, a deformação da luva de box seria maior do que a de MMA e portanto a força de impacto seria menor. Entretanto existe um fator que pesa em sentido contrário pois a luva de box apresenta uma área de impacto maior e isto pode determinar que a deformção da luva até a mão ir ao repouso seja diminuída, aumentando a força. Dessa forma não conseguimos prever se as forças desenvolvidas com as duas luvas são muito diferentes ou semelhantes.


    Conforme pode-se observar no vídeo da National Geographic, onde as forças de impacto da mão desprotegida, da mão com os dois tipos de luva, de um mesmo lutador contra um saco de pancadas são medidas, as forças são quase tão intensas para a luva de MMA e a luva de box (respectivamente 295 kgf e 291 kgf). Entretanto não considero que esta constatação de forças de mesma intensidade resolva definitivamente a questão de serem equivalentes os dois socos. Como a região de contato da luva com o rosto do lutador é menor no caso da luva de MMA do que da luva de box, desenvolve-se assim uma pressão maior na região de contato, podendo portanto produzir danos maiores.


    Outras questões tratando da força de impacto:



  • Força de impacto de um projétil .40

  • Força de um projétil de paintball!

  • Força do vaso sanitário na cabeça do torcedor

  • Força de impacto na água da pessoa que cai da ponte

  • Queda na água

  • Força de um projétil de paintball!

  • Queda e força de impacto contra piso de cerâmica

  • Como calcular o impacto de um objeto em queda?

  • Massa de um projétil e força de impacto em um alvo

  • Como calcular impacto sabendo a massa e a velocidade?

  • Força de impacto da mola que atingiu Felipe Massa!

  • Força de impacto, sem deformação no corpo ou no solo!

  • Se um projétil de 125 gramas viaja a 1098 km/h com uma energia em joules de 377. Qual é a força de impacto?

  • Como medir a força de um disparo de arma de fogo? A pressão que esse disparo exerce sobre uma superfície?

  • Impacto da bola de futsal no alambrado

  • Salto recorde de Laso Schaller na cachoeira e força de impacto na água 


  • "Docendo discimus." (Sêneca)


     





    Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/



    Acessos desde 19 de julho de 2017: 823



    Voltar
    Assine o feed! Adicione aos favoritos! Imprima esta página! Indique por email!


    Pesquisar no CREF









    Total de acessos desde maio de 2013: 3084140