X

Ddp e carga de bateria

Olá professor,

Numa bateria a ddp entre os terminais diminue proporcionalmente a carga? Caso não, existe alguma forma de estimar a carga disponível com base na ddp?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A fem, em consequência a ddp entre os terminais de uma bateria (acumulador) ou pilha, varia enquanto este elemento carrega ou descarrega.

Encontrei em literatura antiga curvas da ddp entre os terminais de acumuladores chumbo-ácido, ferro-níquel e cádmio-níquel em função do tempo em que eles se encontram em processo de carga e descarga.

Levantei a curva da fem em função do tempo para uma pilha AA recarregável com valor nominal de 1,5 V. Para tanto tomei uma pilha “morta” e fiz medidas da  fem em função do tempo de carga. Como é bem sabido a fem tem o valor da ddp entre os terminais da pilha em circuito aberto. Para fazer as medidas eu interrompia o processo de carga e colocava o multímetro digital entre os terminais da pilha. Antes de iniciar o processo de carga a pilha apresentava uma fem de 0,8 V e apenas 3,5 mA de corrente de curto circuito (máxima intensidade da corrente), caracterizando assim que de fato a pilha estava “morta”. Coloquei-a então em seu carregador SONY e iniciei as medidas por mais de 6 horas. A curva da figura abaixo representa a fem em função do tempo em minutos. Nas últimas duas horas de carga (não representadas no gráfico) a fem se estabilizou 1,40 V.

femXtempo

Nota-se que no início do processo de carga rapidamente a fem aumenta e depois cresce lentamente. Convenientemente as escalas nos dois eixos não são lineares com as medidas efetuadas para melhor se observar as variações da fem com o tempo. No final eu também fiz uma estimativa da corrente de curto circuito, encontrando cerca de 8 A.

Outras postagens relacionadas com fontes:

Ddp de uma pilha não é constante?

130 mA é a corrente de curto circuito da fonte?

Diferença de potencial, distribuição de cargas e força eletromotriz

Bateria em “carga” ou “descarga”?

Dúvidas sobre baterias e pilhas

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 982.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *