X

Massa versus peso em balanças

Professor, quando subimos em uma balança e lemos que pesamos 70Kg esse valor é a massa ou o peso? Se for o peso a unidade está errada, pois deveria estar grifado Kgf ou Newton. Se for massa, deveríamos multiplicar por 9,81 m/s2 que é o valor da gravida(embora ela varie dependendo da latitude e atitude que estejamos).

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Quando subimos em uma balança e ela indica 70 kg devemos interpretar tal informação como sendo a nossa massa. Entretanto se a balança é digital (idem para as antigas balanças de banheiro que funcionavam com molas) de fato ela está medindo força em seus sensores de carga e rigorosamente deveríamos denominar tais aparelhos como dinamômetros, cujo significado é “medidores de força”.

Mesmo que o instrumento meça força (o peso neste caso), sempre é possível apresentar esta mensuração com unidade de massa pois esta pode ser calculada a partir do peso, bastando dividir o peso pela aceleração da gravidade.

Na tua referência sobre a aceleração da gravidade ser dependente da latitude e da altitude apontas um problema para dinamômetros muito sensíveis, utilizados para se inferir sobre a massa de algum objeto com grande precisão a partir do seu peso. Como os dinamômetros medem força (peso), o mesmo valor de peso em lugares diferentes  em latitude e altitude está associado com massas diferentes. Entretanto tal não é relevante para as balanças que utilizamos em nosso cotidiano já que elas possuem muitas outras fontes de imprecisão e a aceleração da gravidade varia em menos de 1% nas diferentes latitudes e longitudes na superfície da Terra.

Mesmo durante toda a queda de mais  de 30 km do Felix Baumgartner em seu salto recorde da estratosfera, a aceleração da gravidade varia em cerca de 1% conforme demonstro em ResearchGate.

Postagens do CREF sobre balanças e medidas de massa:

Balança que viola a Segunda Condição de Equilíbrio?

Explicação simples para a Balança de Roberval

Medindo a massa de um astronauta!

Postagens do CREF sobre aceleração da gravidade e peso:

Por que PESO não deve ser tomado como sinônimo de FORÇA GRAVITACIONAL?

Diferença na aceleração da gravidade do polo para o equador

Massa versus peso em balanças

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1597.


10 comentários em “Massa versus peso em balanças

  1. Caio Simões disse:

    Entendi, perguntei bobagem no último email. Abraços!!

  2. Stephanie Menéndez disse:

    Boa tarde, professor Lang.
    Por favor, um esclarecimento em relação a este seu escrito sobre os dados que fornecem as balanças.
    – Essa que o senhor menciona, que deu um valor de 70 kg, estão na realidade transformados em quilogramas (massa) ou são ainda quilogramas-força (peso)?
    – Por tanto, há que dividir por (g) para determinar o valor real “da massa” ou multiplicar por (g) para conhecer “o peso-força” ?.
    – Sem me referir aos dinamómetros, ainda que elas o sejam, todas as balanças tem suas escalas de medida fornecendo a mesma grandeza? Qual é ela?
    Com meus cumprimentos, muito obrigada e parabéns por seu ótimo trabalho informativo
    Stéphanie. Menéndez

    • Fernando Lang disse:

      Se a balança é confiável ela está informando, dentro de certa margem de incerteza, a massa do corpo a ela submetido.
      Ao multiplicares a massa em quilogramas pela aceleração da gravidade em metros por segundo ao quadrado calculas o peso em newtons.
      Aqui no Brasil as balanças expressam um resultado na unidade de medida do Sistema Internacional ou em alguma outra unidade conforme preconizado pelo INMETRO conforme este documento: Sistema Internacional.

      • Jose Norberto Presser disse:

        Na verdade, apesar da balança indicar massa, ela mede peso. Se vc usar a balança na lua, p.ex., em vez de 60kg, ela marcará cerca de 10kg o que não é verdade, pois a massa é imutável. O que vc está lendo é o seu peso. Mas estamos acostumados com a confusão dos 2 conceitos e os fabricantes de balaça, sabendo disso, usam massa para se referir ao peso.

        • Fernando Lang disse:

          Depende do tipo de instrumento.
          “Balanças” que medem força são na verdade são dinamômetros. As atuais balanças digitais são dinamômetros e então medem forças.
          As antigas balanças mecânicas de dois pratos mediam massa e portanto não eram afetadas pela aceleração da gravidade local. Abaixo um antiga balança analítica.

  3. Stephanie Menéndez disse:

    Muito obrigado, professor Lang. Resolveu minhas dúvidas.
    Meus cumprimentos
    Stephanie Menéndez

  4. matheus filipe disse:

    Bom dia, professor
    Se nós estamos a todo momento sobre o efeito da gravidade quando subimos em uma balança independentemente de qual seja ela ira nos dar o Peso = m.g não é não? não consigo entender por que a balança entrega a massa já que a todo momento estamos sobre o efeito da gravidade.
    por favor me tira essa dúvida ( sei que é uma coisa tola mas não entendo. kkk)

    • Fernando Lang disse:

      Por exemplo as balanças de dois pratos compararam a massa em um prato com a massa em outro prato. Não importa para estas balanças qual seja efetivamente a aceleração da gravidade. Por isso podemos afirmar que tais instrumentos medem massa.

      • Diego disse:

        Mas por mais que seja uma comparação, os valores indicados na balança são em kg. Daí continua a dúvida, esse valor considero que é peso ou massa? Entendo que em balanças digitais, podem até fazer o cálculo internamente e informar a massa, que é o que vemos. Porém as mecânicas, não fazem isso, daí vai depender de como foi calculado para se criar as marcações nela.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *