X

Energia elétrica: inesgotável em uma tomada T?

Porque quando usamos “T”na energia eletrica, é permitido ligar um numero x de equipamentos na mesma tomada, porque cada equipamento precisa de 110v/127v para funcionar, então como consigo ligar esse numero x de equipamentos, se a minha tomada só fornece 110v/127v. ou seja a energia eletrica é inesgotavel em um ponto ???

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Em uma tomada T os equipamentos estão ligados em paralelo, isto é, cada equipamento está ligado aos terminais da instalação elétrica. Desta forma a tensão elétrica é a mesma sobre cada equipamento, ou seja, cada um está sob 127V se a tensão na instalação é 127 V. A tensão de 110 V não mais existe no Brasil desde o final do século passado. Vide 110V e 127V: posso usar o equipamento que adquiri?

A tensão elétrica por si só não define a potência (energia na unidade de tempo) elétrica demandada por um aparelho. A potência elétrica também depende da corrente elétrica no aparelho. Um lâmpada de 127 V que demande uma corrente de 0,5 ampères, consome uma potência elétrica de 127×0,5=64 watts aproximadamente.

Embora todos os aparelhos ligados a um T estejam sob a mesma tensão (suposta como 127 V), existe um limite para os equipamentos ligados a um T, limite este relacionado não à tensão mas à corrente elétrica máxima permitida pela instação e pelo próprio T. Vou exemplificar admitindo que a corrente máxima na instalação seja 20 ampères; acima de 20 A o disjuntor que proteje a instalação desliga a alimentação de energia elétrica (caso não desligue a instalação superaquece).

Suponhamos três aparelhos iguais, cada um demandando uma corrente de 10 ampères. Se ligarmos os três ao T, a corrente na instalação será 10+10+10=30 ampères e desta forma o limite de 20 A foi ultrapassado. O disjuntor na instalação interromperá o fornecimento de energia na instalação para evitar possível dano.

Cabe lembrar que o próprio T também tem um limite para a corrente máxima nele permitida (o fabricante informa este limite).

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1264.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *