X

Orvalho e condensação

Olá, professor. Estava lendo sua resposta à pergunta “Por que ao colocar gelo num copo formam-se gotas de água do lado de fora?” (link: https://www.if.ufrgs.br/novocref/?contact-pergunta=copo-suado) e fiquei com algumas dúvidas: Orvalho é um tipo específico de condensação que ocorre quando a água muda do estado gasoso para o líquido sobre uma superfície, correto? Qual o nome para o fenômeno que se refere especificamente a condensação da água gasosa em outro gás ou no vácuo (ou seja, a condensação que não é sobre uma superfície)? Por que aprendemos que a condensação da água depende apenas da temperatura e da pressão da água gasosa sendo que o orvalho depende da umidade relativa do ambiente? Por que dizemos que a água condensa a 100 °C a 1 atm, não dependeria também de outros fatores? Ou seja, quais as diferenças entre orvalho e condensação?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang

O orvalho é a formação de gotas liquidas quando o vapor de água na atmosfera condensa. O aparecimento do orvalho sobre as superfícies de corpos pode acontecer pela condensação da água diretamente sobre uma superfície fria – é o caso da postagem referida Copo suado – ou pela precipitação de gotículas de água formadas no ar quando o ponto de orvalho é atingido (é o caso nesta bela imagem da Wikipedia). Vide também Umidade relativa: o que é e como se determina?

orvalho_teia

Comentarei a seguir tuas dúvidas assim expressas: Por que aprendemos que a condensação da água depende apenas da temperatura e da pressão da água gasosa sendo que o orvalho depende da umidade relativa do ambiente? Por que dizemos que a água condensa a 100 °C a 1 atm, não dependeria também de outros fatores?

A água entra em ebulição a 100 °C (quando a pressão é 1 atm). A ebulição é uma das formas da vaporização pois a vaporização pode se dar também por evaporação. Vide Termodinâmica: vaporização da água e Diferencie ebulição de evaporação!

As tuas dúvidas decorrem de que o tema da vaporização é frequentemente muito mal abordado em textos de Física Geral, seja de ensino médio ou superior. Recomendo-te a leitura do artigo Um tema negligenciado em textos de Física Geral: a vaporização da água.

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 971.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *