X

Espelho retrovisor convexo: a imagem não está mais próxima do que em um espelho plano?

Estava pensando, se o espelho é convexo, a imagem não deveria estar mais próxima do que objeto, logo, o objeto deveria estar mais longe do que parece estar. Então o aviso que encontramos nos espelhos – OBJETOS NO ESPELHO ESTÃO MAIS PRÓXIMOS DO QUE PARECEM – não deveria ser OBJETOS NO ESPELHO ESTÃO MAIS DISTANTES DO QUE PARECEM? Por outro lado, do ponto de vista da ótica, não deveria se usar a palavra IMAGEM ao invés de OBJETO?

 

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

Vou começar pelo teu segundo questionamento. Rigorosamente, em acordo com a Óptica Geométrica, a IMAGEM VIRTUAL conjugada pelo espelho convexo é um OBJETO REAL para os olhos do motorista. Portanto, referir OBJETO no aviso está correto se consideramos o olho do motorista. Objetos em Óptica Geométrica não são necessariamente coisas materiais.

Conforme notas, a IMAGEM VIRTUAL no espelho convexo está MAIS PRÓXIMA do espelho do que o OBJETO (automóvel na traseira). Entretanto o motorista não tem condições de avaliar esta distância IMAGEM-espelho (ela até poderia ser medida com telêmetro como muitas vezes fiz em aula). Vide também Conjugação de imagens em espelhos planos.

A forma pela qual o motorista avalia a distância que o automóvel na sua traseira se encontra envolve o TAMANHO do que ele percebe no espelho. Como ele percebe um OBJETO (a IMAGEM VIRTUAL) menor do que perceberia em um espelho retrovisor plano, infere que o automóvel está mais distante do que realmente se encontra.

Dessa forma tanto o nosso conhecimento de Óptica Geométrica está correto, quanto o importante aviso. A razão deste último diz respeito a como avaliamos a que distância OBJETOS percebidos estão de nós. As nossas percepções não podem ser explicadas exclusivamente pelas propriedades objetivas dos instrumentos ópticos.

Outras postagens sobre temas relacionados com o desta postagem: Óptica geométrica

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 1147.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *