X

Eco-Cooler, o primeiro condicionador de ar ecológico! Será mesmo possível?

Fernando, várias pessoas tem compartilhado esse vídeo. Essa possibilidade é verdadeira?   Eco-cooler.

eco_cooler

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A matéria em português sobre esta novidade “maravilhosa” refere um abaixamento da temperatura de 14°C. No vídeo supracitado falam em 5°C. Não seria talvez 0,5°C? 🙂

A figura abaixo apresenta uma “explicação” para o efeito. Começa argumentando que quando espiramos com a boca aberta SENTIMOS o ar sair aquecido e quando sopramos o ar temos a SENSAÇÃO TÉRMICA de resfriamento em nossa mão.

how_works

A explicação para este efeito de APARENTE resfriamento do ar soprado sobre a mão tem a ver com o fato de que uma corrente de ar sobre nossa pele (que sempre está úmida) aumenta a taxa de evaporação, resfriando a pele e nos levando a ter a ideia ERRADA de que o ar está mais frio do que realmente se encontra. Se testarmos com um termômetro veremos que o ar está aquecido nos dois casos. A diferença de SENSAÇÃO TÉRMICA se deve principalmente às diferentes velocidades do ar sobre a pele e consequente modificação na taxa de evaporação de água na pele. Vide por exemplo a discussão em Conforto térmico pelo ventilador. Vide também Sensação térmica x temperatura ambiente.

Assim sendo a primeira parte do argumento é problemática pois a nossa SENSAÇÃO não é prova de que a temperatura do ar esteja de fato muito mais baixa e também não podemos através dela avaliar a redução na temperatura do ar. Para tal avaliação temos que usar um termômetro, desconfiando sempre de nossas sensações. Vide mais em Resfriamento do ar que expiramos devido à descompressão adiabática.

A segunda parte do argumento  também é problemática pois se admitirmos que a pressão aumenta adiabaticamente dentro do gargalo, então deveria dentro do gargalo  acontecer uma elevação da temperatura. Ou seja, o ar dentro do gargalo deveria estar a uma temperatura mais alta e ao ser descomprimido, baixaria sua temperatura adiabaticamente. Ou seja, se aceitamos que ao sair do gargalo, por descompressão adiabática, a temperatura baixa, então ela se elevaria ao entrar no gargalo e dado que estes dois efeitos são em sentido contrário, eles se compensariam parcial ou totalmente.

Mas seria a pressão mais alta no interior do gargalo do que antes ou depois dele? Não é isso que decorre da Equação de Bernoulli pois quando a velocidade do fluido aumenta, a pressão diminui. Vide Questão 7 da prova do MNEF – SBF – Por que as bolhas ficam maiores?

Finalmente o suposto efeito pode ser testado e eu o testei. Tomei uma garrafa pet de dois litros e a seccionei conforme indicado no vídeo. Um ventilador foi utilizado para soprar ar para dentro da secção da garrafa. Uma sonda termopar me permitiu medir a temperatura (com precisão de 0,1°C) tanto na entrada do ar, quanto lá dentro em diversos locais – inclusive dentro do gargalo – e na saída do gargalo, em pontos próximos e afastados da saída. Nenhuma mudança de temperatura foi verificada!

Portanto a minha conclusão, seja por razões teóricas, seja pelas medidas efetivadas, é que não existe a alegada mudança de temperatura.

Uma postagem mostrando uma redução de 11°C na temperatura do ar sem aparelho condicionador de ar é a seguinte: Ventilador borrifador de água baixa a temperatura ambiente?

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 9362.


10 comentários em “Eco-Cooler, o primeiro condicionador de ar ecológico! Será mesmo possível?

  1. Diego da Silva Rodrigues disse:

    Muito provavelmente não abaixe a temperatura, pelas razões citadas acima. Entretanto, dadas as regiões paupérrimas onde essa prática é realizada, não seria esta uma forma de aproveitar melhor as correntes de ar dispersas, de modo a propiciar maior fluxo de ar nos imóveis, causando somente uma sensação térmica mais agradável? Pois acredito que isso, ainda que não baixe a temperatura, possa propiciar uma condição de vida melhor a essas pessoas tão sofridas dos países africanos. Ou não?

  2. Pedro Dardengo Mesquita disse:

    Concordo que é total desonestidade intelectual mas gostaria de saber se as garrafas pets colocadas dessa forma de fato aumentam a velocidade do ar como o Diego disse acima. Numa primeira análise, apesar de certamente não haver mudança na temperatura acredito que haveria sim aumento na velocidade do ar devido ao efeito de Venturi. Isso aconteceria?

  3. Diego Machado Monnerat disse:

    Bom dia! Mesmo que não existe uma diminuição de temperatura, há uma melhora sensível na exposição ao calor? Em outras palavras, é possível que o ambiente fique mais agradável pelo melhora da sensação térmica?

  4. Jonathan Jackson disse:

    Li a seguinte argumentação em outro blog:

    “De acordo com o doutor em Física Dinis Gomes Traghetta: “quando um gás é comprimido e, depois, expandido, ele esfria.”

    É exatamente isso que acontece no ventilador adaptado. Ao ser ligado, a hélice empurra o ar para dentro da garrafa pet e o comprime. Quando sai pelo gargalo, o ar se expande novamente e fica mais frio.

    “Este resfriamento não acontece com todos os gases. Quando comprimidos e expandidos o oxigênio e o nitrogênio esfriam, enquanto o hidrogênio esquenta. Como o ar é formado por 79% de nitrogênio, 20% de oxigênio e apenas 1% hidrogênio, o aquecimento deste é insignificante perto do resfriamento dos demais”, completa Traghetta.”

    O que acha?

    • Fernando Lang disse:

      Quando um gás é comprimido adiabaticamente, ele aquece. Quando um gás é expandido adiabaticamente ele resfria.

      Se houvesse uma compressão importante do ar no gargalo, ele aqueceria e, se depois ele se expandisse, resfriaria e os dois efeitos se cancelariam.

      De qualquer forma eu MEDI as temperaturas conforme está relatado na postagem (parece que não a leste!) e não detectei qualquer mudança de temperatura. Portanto a “explicação” dada é tão inverídica quanto os alegados efeitos do Ecco-Cooler.

  5. Ricardo S disse:

    Na verdade, pode ser um ventilador ecológico, se o ar sair pelo gargalo a uma velocidade maior que entrou na garrafa.

    • Fernando Lang disse:

      Se o ar sair do gargalo necessariamente sairá com velocidade maior do que na entrada. Entretanto, conforme discutido na postagem que aparentemente não leste ou não entendeste, e em acordo com o que também foi medido, nenhum resfriamento do ar ocorre. O máximo que tal dispositivo permite é a circulação do ar mas ela seria melhor feita através de uma janela com as dimensões da placa na qual foram instaladas as garrafas.

Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *