X

Carregando dois corpos com cargas de sinais contrários a partir de um terceiro corpo eletrizado

Professor Lang, sobre a eletrização por indução dos livros que tenho a disposição o único que explica o processo da indução do ponto de vista do potencial elétrico é o tópicos de física 3. Gostaria de saber sobre a seguinte situação: imagine duas esferas neutras e metálicas e um bastão carregado positivamente, seria possível fazer a eletrização por indução fazendo, aproxima-se o bastão de uma das esferas, coloca a outra esfera em contato com a primeira, separa-se as duas esferas e retira-se o bastão, certo? Do ponto de vista do potencial elétrico porque quando coloquei as esferas em contato uma ficou carregada negativamente e a outra positivamente? Obrigada

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

De fato é possível eletrizar dois corpos com cargas de sinais contrários a partir de um corpo carregado. Começando aos 20 min do vídeo Demonstrações de Eletrostática – https://www.youtube.com/watch?v=GhYKeb99OgA – eu efetivamente faço tal processo usando dois elestroscópios, inicialmente neutros, conectados entre si por uma ponte metálica na parte superior dos eletroscópios. Aproximo de um dos eletroscópios um bastão carregado negativamente e então ambos os eletroscópios se carregam com cargas de sinais contrários conforme a figura abaixo indica.

Depois, mantendo o bastão carregado nas proximidades, com auxílio de uma varinha isolante, jogo a ponte metálica fora e então obtenho os dois eletroscópios carregados com carga de sinais contrários.

dois_elet2

Finalmente demonstro que os dois eletroscópios possuem cargas contrárias tocando um no outro e ambos se descarregam.

O fato de os dois eletroscópios terem sido eletrizados com cargas de sinais contrários é consequente  do fenômeno da indução e de que a carga total do sistema constituído pelos dois eletroscópios é nula inicialmente, permanecendo nula durante todo o processo pois o bastão está isolado por ar dos dois eletroscópios. Ou seja, não há contato entre o bastão e os dois eletroscópios e por isso não há transferência de carga entre o bastão e este sistema, embora haja troca de cargas entre os dois eletroscópios graças à ponte metálica que os conecta.

Outras postagens relacionadas com este tema:

É possível determinarmos o sinal da carga elétrica de um corpo sem que saibamos o sinal da carga de outro corpo?

Eletrostática: esfera carregada e esfera com carga total nula

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Visualizações entre 27 de maio de 2013 e novembro de 2017: 821.


Acrescente um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *